Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Governo obtém vitória definitiva no TRF4 para usar cadastro rural com base no Código Florestal

12 fev 2026 às 12:22
Por:
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu um recurso de apelação do Estado do Paraná e determinou nesta quarta-feira (11) a extinção de uma ação civil pública que questionava a aplicação do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) no bioma Mata Atlântica. A decisão foi unânime.

Com isso, o Governo do Paraná pode seguir aplicando o Código Florestal na homologação dos Cadastros Ambientais Rurais. Ou seja, o IAT poderá continuar usar as normativas que consideram consolidadas as ocupações anteriores a 22 de julho de 2008.


A disputa jurídica girava em torno da aplicação dos artigos 61-A e 61-B do Código Florestal. O Ministério Público Federal buscava impedir que o IAT homologasse CARs baseados na regra de "áreas consolidadas". Na prática, a ação pretendia impor que o órgão ambiental exigisse dos proprietários de áreas rurais localizados no bioma Mata Atlântica a recuperação integral de vegetação suprimida após 1990, desconsiderando o regramento transitório, que permitia, sob condições protetivas ambientais, a consolidação de áreas rurais com ocupação até 2008.


Na prática, se a decisão de primeira instância fosse mantida, ela teria causado um problema técnico, porque não há dificuldade de obter imagens de satélite com qualidade suficiente para o período de 1990, o que inviabilizaria a emissão de novos CAR e colocaria em risco a validade dos cadastros já emitidos.


    "Ao aceitar o argumento inicial apresentado pela Procuradoria-Geral do Estado, o TRF4 reconheceu que a via processual escolhida era inadequada, uma vez que a ação buscava uma interpretação abstrata da lei, funcionando como um controle de constitucionalidade disfarçado", afirma o procurador-geral do Estado, Luciano Borges.

    Outras notícias

    Crianças soltam freio de mão e carro capota em barranco; veja vídeo

    Menino de 7 anos morre após trave de gol cair sobre ele em escola no Paraná

    Rodovida Carnaval 2026: PRF busca desacelerar as mortes nas BRs do Paraná


    "Além da decisão pela extinção da ação, o desembargador relator relembrou que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a que as regras do Código Florestal são válidas e não representam um passo atrás na preservação da natureza. Além disso, enfatizou a necessidade de o Judiciário observar as consequências práticas de suas decisões, lembrando que o Estado já alertava para os riscos sociais e econômicos de uma eventual procedência da ação", complementa Borge.


    Ainda segundo o procurador-geral do Estado, que fez a sustentação no julgamento, a extinção do processo evita graves impactos econômicos e ambientais. “Esta é uma decisão muito importante para o Paraná, histórica e simbólica. O sistema do Cadastro Ambiental Rural é integrado à plataforma nacional desenvolvida pela União e uma mudança sobre o Paraná teria um impacto muito grande sobre o desenvolvimento das atividades agropecuárias, fundamentais para a nossa economia. E o TRF4 reconheceu a importância de preservar o modelo”, acrescentou.


      CAR – A regularização ambiental é um processo que exige assistência técnica qualificada, especialmente em uma etapa que envolve análise de dados georreferenciados, interpretação da legislação ambiental e orientação direta aos produtores rurais. Para isso o Estado criou o Programa de Certificação e Regularização dos Cadastros Ambientais Rurais do Estado do Paraná (CertiCAR), que tornará a regularização mais rápida, integrada e tecnicamente qualificada.


      O CAR dinamizado utiliza dados cartográficos homologados de uma plataforma do Paraná, o que aumenta a assertividade na comparação com informações de sistemas federais. Além disso, serão aplicadas tolerâncias de acordo com a legislação vigente, para melhor definir a adequação e retificação do imóvel rural.


      Entre abril e dezembro de 2025, o número de CARs validados no Estado saltou de 3,9 mil para 220 mil. No total, são mais de 6 milhões de hectares regularizados, o que faz do Paraná líder do ranking de análise entre todos os estados do País. 


      NOVA LEI – Para consolidar ainda mais esse entendimento, o Governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa (Alep) um projeto de lei que propõe atualizar, modernizar e adequar a Lei Estadual nº 11.054/1995 (Lei Florestal do Estado) às legislações federais, sobretudo a Lei 12.651/2012 (Código Florestal Federal) e a Lei 11.428/2006 (Lei da Mata Atlântica), assegurando a proteção, gestão e uso sustentável da vegetação nativa paranaense.


      A proposta também mantém o marco temporal de 22 de julho de 2008, seguindo o disposto no Código Florestal Brasileiro, o que garante segurança jurídica e respeito à legislação federal.

      Veja também

      Relacionadas

      Paraná
      Imagem de destaque

      Inscrições para concurso com 641 vagas para a Secretaria da Saúde terminam nesta quinta

      Paraná
      Imagem de destaque

      Motociclista morre em acidente na BR-476, na Lapa

      Paraná

      Governador Ratinho Junior anuncia novo concurso da Polícia Civil para este ano

      Paraná

      Carnaval milionário: Nota Paraná sorteia prêmio de R$ 1 milhão na segunda-feira

      Mais Lidas

      Cidade
      Londrina e região

      Vereadora de Londrina denuncia possível irregularidade no abastecimento da frota da prefeitura

      Cidade
      Londrina e região

      Investigação de execução de empresário em Ibiporã revela envolvimento com agiotagem

      Cidade
      Londrina e região

      Homem de 38 anos é assassinado dentro de ferro-velho em Ibiporã: foram pelo menos 18 tiros

      Cidade
      Londrina e região

      Moradores da Zona Leste reclamam de falta de ônibus após mudanças nos itinerários

      Cidade
      Londrina e região

      Suspeito morre em confronto com a Rotam na PR-445 após denúncia de veículo irregular

      Podcasts

      Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

      Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

      Podcast Falando de Gestão | EP 47 | Gestão, Educação e Propósito | Dilson Catarino

      Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.