A APP Sindicato aprovou nesta quarta-feira (17) em assembleia geral o adiamento da greve geral dos professores para o dia 1º de março ou quando houver a retomada as aulas presenciais. A assembleia foi realizada em plataforma virtual, com a participação de professores e funcionários de escolas do Paraná. As aulas online, contudo, seguem acontecendo normalmente, já que a greve visa apenas impedir o retorno das aulas presenciais.
A greve era prevista para ser deflagrada na próxima quinta-feira (18), no entanto após diversas pressões, tanto da categoria, quanto de prefeituras, o governo do estado adiou o retorno. Diante disso, a direção do sindicato organizou uma assembleia da categoria para definir sobre o tema. A Assembleia aprovou proposta construída em reunião do Conselho da APP ocorrida na véspera, com a participação de representantes dos 29 núcleos regionais do sindicato. Após a aprovação da nova data, a direção da APP apresentou um calendário de lutas para manter a base mobilizada até o início da greve. Professores e funcionários decidiram manter a greve caso o governo opte pelo retorno presencial.
Na avaliação de especialistas consultados pelo sindicato, não há protocolos suficientes para conter o contágio entre estudantes e profissionais. O sindicato também recebeu inúmeras denúncias de falta de condições sanitárias das escolas estaduais.
*Com informações do Bem Paraná