As áreas das Engenharias e Ciências Biológicas são contempladas na 34ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, que está com as inscrições abertas até o dia 30 de junho. A iniciativa do Governo do Estado, realizada pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem como objetivo valorizar pesquisas que são desenvolvidas nas universidades e institutos de pesquisas e que impactam no desenvolvimento do Paraná.
Estudantes, professores e profissionais podem se inscrever em uma das cinco categorias: pesquisador, pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalismo científico. Os vencedores receberão um prêmio que varia de R$ 11.568,29 até R$ 34.704,88, de acordo com a categoria.
Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o prêmio é um importante estímulo às ações de pesquisa que são desenvolvidas no Estado. “Além do reconhecimento financeiro expressivo da premiação, essas ações projetam o Governo do Estado como protagonista no incentivo à pesquisa científica realizada por alunos e professores”.
Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão composta por profissionais de cada uma das áreas escolhidas para o prêmio. Os avaliadores são vinculados a instituições de pesquisa de diferentes estados, exceto do Paraná.
ANE