A Justiça atendeu de forma parcial um pedido do Ministério Público (MP-PR) e decidiu suspender a eleição, de forma presencial, para diretores das escolas estaduais. A votação está marcada para os dias 7 e 23 de julho. Com a decisão, a eleição terá que ser feita de forma online.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) informou que vai recorrer da decisão liminar.
A secretaria apontou, ainda que está preparada para a eleição e que todas as escolas vão seguir os protocolos de biossegurança para prevenção da Covid-19. "A Seed confia na Justiça e no entendimento de que as eleições reforçam a democracia e ressalta que a opção por fazer o pleito presencial ou on-line foi da própria direção das unidades escolares".
A decisão da justiça levou em conta o número alto de pessoas contaminadas pela doença e o número de mortes registradas na pandemia. Outro ponto analisado foi o decreto do próprio governo que proíbe reuniões com aglomeração com mais de 50 pessoas.
De acordo com a legislação, estão aptos ao voto os servidores concursados, pais e/ou responsáveis e estudantes.