Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Líder na vacinação contra o HPV, Paraná é destaque em encontro sobre câncer de colo de útero

O Estado tem a segunda maior cobertura na primeira dose (78%) e a maior do País na segunda dose (67%).
05 dez 2024 às 16:03
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: SESA

Com a maior cobertura vacinal contra o papilomavírus humano (HPV) entre todos os estados brasileiros, o Paraná foi destaque no evento nacional “Câncer de Colo de Útero: o Brasil pode ficar sem”, realizado nesta quinta (5), no Rio de Janeiro.


Organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, Ministério da Saúde (MS), Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o encontro reúne especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir estratégias voltadas à eliminação desta doença no Brasil,  até 2030. O evento segue até sexta (6).


O objetivo é fortalecer e o compromisso nacional para alcançar esse objetivo. Foram discutidas medidas como a ampliação da vacinação contra o HPV, rastreamento organizado e a necessidade da garantia do tratamento para as pacientes, bem como ações integradas para transformar a realidade das mulheres brasileiras.


No Paraná, entre as principais ações desenvolvidas estão capacitações, treinamentos, vacinação extramuros e mobilizações voltadas à conscientização da população sobre a importância da imunização.

Dados preliminares de 2023 posicionam o Paraná como líder nacional na vacinação contra o HPV entre meninas. Na aplicação da primeira dose (D1), o Estado atingiu uma cobertura de 96,5%, superando Espírito Santo (95,4%), Amazonas (92%), Santa Catarina (90,6%) e Roraima (89%). A liderança se mantém na segunda dose (D2), com uma cobertura de 94,6%, à frente de Espírito Santo (90%), Minas Gerais (84%), Santa Catarina (84%) e Amazonas (83%).

Outras notícias

UEM divulga lista de aprovados no Vestibular de Verão e Etapa 3 do PAS

Apesar da tarifa social, contas de água terão reajuste de 2,7% para os demais usuários

PRF inicia Operação Rodovida 2025/2026 com ação integrada em Irati


Há também destaque na vacinação de meninos. Na D1, a cobertura registrada é de 78%, ocupando a segunda colocação nacional, atrás apenas do Espírito Santo (80%) e à frente de Santa Catarina (72%), Amazonas (67%), Minas Gerais (64%) e Tocantins (61%). Na D2, o Paraná retoma a liderança com 67%, seguido por Espírito Santo (65%), Santa Catarina (55%), Minas Gerais (51%) e Amazonas (48%).

“Por meio de estratégias como a vacinação extramuro, capacitações e ações de conscientização, conseguimos alcançar resultados expressivos e liderar o ranking nacional em diversas coberturas vacinais. Nosso objetivo é continuar ampliando o acesso às vacinas e garantindo a saúde de nossas crianças e adolescentes”, destacou Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.


DESTAQUES – Desde 2019, o Governo do Estado desenvolve o movimento Paraná Rosa, uma campanha que faz parte da mobilização internacional Outubro Rosa, cujo objetivo é promover a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero.


Outro ponto de destaque do Paraná durante o evento foi a realização, neste ano, da força-tarefa de vacinação nas escolas. A primeira etapa, realizada entre 5 e 31 de agosto, em parceria com o Ministério da Saúde, envolveu 2.283 ações em 334 municípios. Foram verificadas mais de 1,7 milhão de carteiras de vacinação, além da aplicação de 45.426 doses. Essa estratégia integra saúde e educação, garantindo acesso às vacinas e proteção para crianças e adolescentes.


A ação com o Ministério da Saúde foi concluída, mas o Paraná deu sequência, mantendo a força-tarefa até 16 de setembro, desta vez em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Nesta fase foram alcançadas 1.948 escolas estaduais (92,5% do total), 4.088 escolas municipais (79%) e 1.670 Centros Municipais de Educação Infantil (81% do total de CMEIs). Nesta fase foram aplicadas 228.641 doses e avaliadas 552.200 carteirinhas. 


O Paraná foi reconhecido também por ser o primeiro estado a regulamentar uma Lei (Lei Estadual nº 19.534/2018), que vincula a matrícula escolar à apresentação da caderneta de vacinação atualizada. A medida fortalece o controle vacinal e amplia a cobertura em todo o Estado.


“O Paraná tem avançado significativamente na vacinação contra o HPV, graças à união de esforços entre saúde e educação. Iniciativas como a vacinação nas escolas e a legislação estadual são exemplos de como a articulação de políticas públicas pode transformar a saúde da população”, destacou Maria Goretti.


INCIDÊNCIA – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são esperados 17.010 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil durante o triênio 2023-2025. A meta global para 2030 inclui três pilares fundamentais para ser alcançada:  90% de cobertura vacinal contra o HPV em meninas de até 15 anos, garantir que 70% das mulheres sejam rastreadas com testes de alta performance aos 35 e 45 anos – com a possibilidade de autocoleta, e assegurar que 90% das mulheres diagnosticadas com a doença recebam tratamento adequado.


A OMS também estabelece que a eliminação do câncer de colo do útero será alcançada quando a incidência for reduzida a quatro casos por 100 mil habitantes. Atualmente, a taxa ajustada de incidência no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é de 13,25 casos por 100 mil habitantes, enquanto no Paraná esse índice é de 9,77/100 mil habitantes, refletindo um cenário mais favorável no Estado.

Atualmente, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente e a quarta principal causa de morte entre mulheres no Brasil. O Paraná projeta fechar 2024 com 790 novos casos da doença, reforçando a necessidade de estratégias robustas de prevenção e tratamento para reduzir esses números.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Governo do Paraná anuncia investimento de R$ 540 milhões para as Apaes em 2026

Paraná

Paraná amplia lista de remédios para saúde mental fornecidos nas farmácias do SUS

Paraná

UENP terá curso de Medicina em Cornélio Procópio com 40 vagas anuais

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto dentro de empresa no final da Avenida Jamil Scaff

Cidade
Cascavel e região

Caminhão carregado com suínos cai em ribanceira na PR-180 em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Imagens de Nossa Senhora Aparecida permanecem intactas após grave acidente em Apucarana

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.