As inscrições para o Ganhando o Mundo, programa que leva alunos da rede estadual para estudar em diferentes países, terminam nesta quarta-feira (31) e podem ser feitas na Área do Aluno. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), em 2023 são ofertadas mil vagas para cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Até agora já se inscreveram 10,8 mil alunos.
Para viver esse sonho em um país de língua inglesa, podem participar estudantes da 1ª série do ensino médio, neste ano letivo de 2023, e que cursaram do 6° ao 9° ano do ensino fundamental na rede pública do Estado.
Das mil vagas ofertadas, 399 estão reservadas para os estudantes que obtiverem a maior nota de classificação em cada município do Paraná. Outras 100 vagas são destinadas exclusivamente a alunos beneficiários do programa Bolsa Família, independentemente do município a que pertençam.
Já as demais 501 vagas são voltadas proporcionalmente aos municípios que possuíam número igual ou superior a 100 matrículas no 9º ano do ensino fundamental na data de elaboração do edital, em novembro de 2022.
Curitiba, por exemplo, terá 58 vagas desse total, seguida por Londrina (20), São José dos Pinhais (17), Ponta Grossa (16), Cascavel (15), Maringá (14), Foz do Iguaçu (13), Colombo (12) e Guarapuava (9). O número exato de vagas para cada município pode ser conferido no edital nº 72/2022.
Ao fazer a inscrição online na Área do Aluno, o estudante deverá informar nome completo, RG, CPF, Código Geral de Matrícula (CGM), e-mail (@escola), telefone de contato e dados do seu colégio. É obrigatório que tanto o estudante quanto o responsável declarem ciência de que leram e concordam com a inscrição e as regras do processo seletivo.
Não será possível para o estudante escolher o país de destino — essa indicação será feita pela Seed-PR, bem como a distribuição do número exato de vagas para cada país.
CRITÉRIOS – A nota de classificação para selecionar os estudantes vai considerar três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estiver matriculado.
A Prova Paraná Mais 2022 terá peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor terão peso 15 cada um na pontuação total (100). Estudantes que já cumpriram as atividades, mas não têm os certificados podem solicitar. É possível se inscrever mesmo sem certificados dos programas, embora eles valham para a pontuação.
Além dos critérios de classificação (Prova Paraná Mais, Inglês Paraná e Aluno Monitor), o aluno precisa cumprir alguns requisitos para ter sua inscrição validada: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual do Paraná; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular (em 2022); ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual do Paraná em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.
GANHANDO O MUNDO – O programa de intercâmbio foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.
São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no Exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.
“É um programa que possibilita aprender uma nova cultura, um novo idioma, fiz muitos amigos, estudava muito, guardo essas memórias no coração”, conta a aluna Daiély França (17), do Colégio Estadual Guarani da Estratégica, em Nova Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul. A estudante participou do Ganhando o Mundo Canadá, na edição de 2022.
Assim como Daiely, Gabriela Martins da Silva (17) “ganhou o mundo” em 2022 ao fazer um intercâmbio para a Nova Zelândia. A estudante do Colégio Estadual Teófila Nassar Jangada, de Reserva (Campos Gerais), afirma que a experiência foi enriquecedora e a ajudou como aluna. “Foi um sonho que se tornou realidade, consegui me desenvolver intelectualmente e percebo minha evolução no inglês. Esse intercâmbio fez muita diferença na minha vida”, destaca.
“Digo para os futuros alunos aproveitarem para estudar, não é fácil, tem muitos momentos difíceis, mas falo para se esforçarem para viver essa experiência incrível”, acrescenta Gabriela.