Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Observatório sistema FIEP lança novo E-book de tendências para indústria

07 jun 2021 às 13:44
Por: Redação Tarobá News

Pelo terceiro ano seguido, o Observatório Sistema Fiep lança o caderno de tendências. Uma reunião dos principais fenômenos sociais e tecnológicos que estão em voga no momento e que têm grande potencial de acelerar mudanças e gerar oportunidades para a indústria e para toda a sociedade. O material é gratuito e está acessível em formato de um e-book que contempla temas como comportamento do consumidor, empreendedorismo, inovação, comunicação, educação e conhecimento, saúde e qualidade de vida.

Nesta edição, são apresentadas 12 tendências resultantes de uma ampla pesquisa realizada pelo Observatório Sistema Fiep, área com experiência de 17 anos em estudos de futuro, prospectiva e planejamento de longo prazo. Os profissionais reuniram informações extraídas de organizações nacionais e globais, provedores de tecnologia, estudos acadêmicos, trabalhos de startups e registros de patentes.  

“Esta é a terceira edição do e-book sob curadoria, redação, edição e design da nossa área. As 12 tendências apresentadas no material são bem relevantes, o que nos traz satisfação com esta entrega”, resume a gerente executiva do Observatório, Marilia de Souza. O conteúdo da publicação contém informações que podem balizar o planejamento de ações e iniciativas estratégicas, além de definir políticas públicas. “Nosso foco é contribuir para o avanço da indústria e demais áreas para que resultem em benefícios à toda a sociedade”, complementa.

Conclusões do estudo

A Vida frenética, hiperconectada e saturada de estímulos e informações será um convite à autoavaliação. O estudo revela, na tendência Presente Estendido, em 2021, que cada vez mais as pessoas serão convidadas a desacelerar e estabelecer vínculos com o presente. “A busca pela normalidade demandará um comportamento proativo, mesmo diante de tantas incertezas e imprevisibilidades”, contextualiza o pesquisador do Observatório, Ramiro Pissetti.

Outras notícias

Transporte de carga especial pode causar lentidão nas rodovias do Paraná nesta segunda-feira

Tornado no PR destrói carros e destelha mais de 200 casas; confira os estragos

Tornado é registrado em São José dos Pinhais e assusta moradores

De acordo com ele, a pandemia vai continuar induzindo mudanças no comportamento do consumidor, reestruturando portfólios e reequilibrando cadeias de suprimentos. “A retomada ganhará com o aumento do investimento internacional em energia limpa e programas voltados ao clima e questões ambientais, de acordo com a tendência Negócios Regenerativos”, destaca.

Estratégias de sobrevivência para as empresas são exploradas no capítulo Organizações Antifrágeis. A tendência trata de organizações que não apenas resistem, mas evoluem frente as dificuldades. A expansão das soluções tecnológicas e o crescimento de processos automatizados demandarão agilidade, flexibilidade e reaprendizagem para a indústria. Uma oportunidade para o setor fortalecer sua atuação no mercado capacitando pessoas para uso de novos recursos.

Segundo o estudo, um número significativo de empresas adotará definitivamente o home office e uma parcela ainda maior implementará ambientes de trabalho híbridos e flexíveis. Escritórios Fluídos explora em detalhes esse movimento, abordando a estruturação de espaços capazes de atender às necessidades de adaptação a eventuais medidas econômicas, sanitárias e climáticas.

“A adesão massiva ao teletrabalho e a necessidade de continuidade dos negócios no ambiente digital continuarão a fomentar a sofisticação de ameaças virtuais. O cenário de aumento das vulnerabilidades motivará um contínuo aprendizado de hábitos de Higiene Cibernética”, descreve o pesquisador.

No capítulo Internet dos Comportamentos (IoB), o e-book confirma que os rastros digitais aumentarão ainda mais com interações on-line, utilização de aplicativos de geolocalização e serviços de reconhecimento facial. A partir da perspectiva comportamental, a web fornecerá dados sobre hábitos, interesses e preferências dos clientes que poderão ser revertidos em criação e comercialização de novos produtos.

“Se em 2020, os grandes marketplaces (shoppings virtuais) ganharam a preferência do público e consolidaram a tendência dos super aplicativos, o modelo de negócio agora se direciona para a multiplicação e a segmentação de mercado”, sinaliza Pissetti. Para ele, os Marketplaces de Nicho podem evidenciar marcas com pouca visibilidade em grandes plataformas e fortalecer conexões entre compradores e vendedores com interesses semelhantes.

Ao combinar compra on-line, experiência personalizada e entretenimento, o Live Commerce desponta como estratégia complementar ao varejo tradicional. A tendência revela novas possibilidades de relação entre público e marcas, ao contemplar vendas ao vivo em plataformas especializadas e nas redes sociais das marcas. “Isso em parte se deve à modernização do sistema financeiro que continuará avançando no Brasil e no mundo, rumo à desburocratização, democratização e maior acesso ao crédito”, sugere.

A tendência Dinheiro 4.0 trata do pagamento instantâneo, do open banking, inovações financeiras além da indústria bancária e o fortalecimento contínuo do ecossistema de fintechs. Os códigos de verificação NFTs (Tokens Não-Fungíveis) apresentam potencial de reforçar processos de ruptura em relações econômicas, jurídicas e industriais. Com base em blockchain, os bens criativos digitais movimentaram milhões no último ano, com ilustrações, vídeos, fotografias e GIFs. “A tecnologia vem apresentando potencial de exploração crescente em patentes corporativas”, exemplifica.

A publicação traz também uma referência especial aos Curadores Educacionais, que devem ganhar relevância na aprendizagem, impedindo a divulgação de conteúdos falsos e desinformação. A tendência ganha relevância nas modalidades de ensino remoto, on-line e EaD. A Alfabetização para o Futuro trata do desenvolvimento de habilidades antecipatórias para transformar enfrentar os desafios contemporâneos e planejar o amanhã. Assim como em leitura e escrita, essa é uma habilidade que todos estão aptos a adquirir.

“2021 é um prolongamento de 2020 e antecipa o que será 2022. Continuaremos a nos confrontar com situações em que teremos de nos adaptar às circunstâncias extraordinárias”, avalia a gerente do Observatório Sistema Fiep, Marilia de Souza. “Mas, diferentemente do ano passado, não fomos pegos de surpresa quando viramos a folha do calendário. Mesmo que a batalha contra a pandemia não tenha sido vencida ainda, estamos aprendendo a lidar com seus impactos e a focar energia em oportunidades para o futuro”, completa Marilia.

Assessoria 

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Influenciadora digital Isabel Veloso morre aos 19 anos em Curitiba

Paraná
Imagem de destaque

Turista pula cerca de proteção para pegar chapéu no lado argentino das Cataratas do Iguaçu

Paraná

Show de Alok reúne 328 mil pessoas e entra para a história no litoral do PR

Paraná

Inmet alerta para tempestades e ventos de até 100 km/h no Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a Patrulha Rural na PR-445

Paraná
Paraná

Influenciadora digital Isabel Veloso morre aos 19 anos em Curitiba

Cidade
Londrina e região

Suspeitos apresentam versões diferentes sobre assassinato de vendedor de ouro

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.