Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Operação da Polícia Federal desmantela organização criminosa que atuava em três estados

03 abr 2024 às 08:33
Por: Portal Tarobá
- Foto: PF

A operação Private Key, deflagrada pela Polícia Federal do Paraná, com alvos em Brasília/DF, Águas Lindas de Goiás/GO e Santa Luzia/MG, tem como objetivo  reunir mais informações e identificar todos os participantes de uma suposta organização criminosa. O alvo da ação é desarticular um grupo que, por meio da invasão de dispositivos informáticos, realizou crimes de furto qualificado mediante fraude cibernética contra a Prefeitura de Telêmaco Borba/PR e a Caixa Econômica Federal.


A investigação revelou que os criminosos, utilizando técnicas avançadas de hackeamento, criaram um site falso para roubo de credenciais (phishing scam). Por meio desse site, induziram um servidor da Prefeitura de Telêmaco Borba/PR a fornecer suas informações de login e senha, que foram posteriormente utilizadas para acessar o sistema GovConta do município.


Com acesso às contas governamentais, os criminosos clonaram o perfil do servidor no aplicativo Whatsapp, utilizando engenharia social para se passar por ele. Então, entraram em contato com o gerente da Caixa Econômica Federal responsável pelas contas, autorizando transferências para empresas de fachada, como se fossem fornecedoras da Prefeitura.


O montante furtado das contas da Prefeitura totalizou R$ 6.576.275,28. Os criminosos, em seguida, pulverizaram esses valores em diversas contas bancárias em nome de laranjas e converteram o dinheiro em criptomoedas. O uso de múltiplas camadas de contas e carteiras de criptomoedas dificultou a rastreabilidade dos recursos, sendo identificadas pelo menos quatro camadas de beneficiários dos valores, incluindo integrantes da organização criminosa que adquiriram bens de luxo e realizaram viagens caras.

A operação, que conta com mais de 30 policiais, visa cumprir 4 mandados de prisão, 11 mandados de busca e apreensão, 51 mandados de sequestro, arresto e bloqueio, além de 9 mandados de sequestro de criptoativos (MSAB). 

Outras notícias

Polícia Civil de Ponta Grossa finaliza investigações relativas a desvio de Fentanil

Maior biofábrica do mundo de mosquitos Wolbitos de combate à dengue será em Curitiba

Enfermeiro de Curitiba que estuprava pacientes inconscientes em hospitais é preso


A ação da Polícia Federal destaca a importância do combate aos crimes cibernéticos e da colaboração entre instituições para a proteção das instituições públicas e financeiras contra-ataques dessa natureza.

A soma das penas, em caso de condenação chega a 30 anos, em concurso material para os crimes de furto qualificado mediante fraude, invasão de dispositivo informático, lavagem de capitais e organização criminosa.


O nome Private Key dado a operação, refere-se ao conceito de criptografia que consiste em sequência de letras e números que não deve ser compartilhada com ninguém, e que no presente caso indica tanto o roubo de credenciais de acesso às contas da Prefeitura na Caixa Econômica Federal, quanto às operações com criptomoedas feitos pelos membros da organização, uma vez que as carteiras de criptomoedas são criptografadas por chaves públicas e privadas.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Escritório do advogado Cláudio Dalledone é alvo de atentado em Curitiba

Paraná
Imagem de destaque

PRF, PC e PM realizam cumprimento de mandado de busca e apreensão em Ortigueira

Paraná

Polícia Civil faz nova operação contra exploração sexual infantojuvenil no Paraná

Paraná

VoePass anuncia a suspensão de voos em mais cinco destinos e deixa de operar no Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Brasil

Acidente no Centro de Londrina deixa motoristas feridas e carro tombado

Cidade
Londrina e região

UBSs não funcionam nesta sexta-feira com mudança de feriado em Londrina

Paraná
Paraná

Cidades do norte do Paraná registram temporal com granizo nesta terça-feira

Cidade
Londrina e região

Vídeos mostram homem tocando as partes íntimas na região central de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.