Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Oposição vai à Justiça contra Lei que proíbe passaporte da vacina no PR

05 abr 2022 às 09:53
Por: Agência Estadual de Notícias

Momentos antes da aprovação pela Assembleia Legislativa do Paraná do projeto de lei 655/2021, que proíbe o passaporte da vacina no Estado, a oposição anunciou que vai acionar a Justiça contra a medida. Da tribuna, ao encaminhar voto contrário à proposta, o deputado Arilson Chiorato (PT) afirmou que a inconstitucionalidade da lei é “flagrante” e denunciou que a medida “cria uma norma que impede a organização” das autoridades sanitárias no combate da pandemia.

“É uma insanidade jurídica, que vai ser corrigida no Tribunal de Justiça, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, porque a oposição vai entrar com processo legal apontando a inconstitucionalidade da Lei”, disse Arilson. Foram 35 votos favoráveis e 10 contrários.

O deputado ressaltou a jurisprudência do STF que formou maioria contra um ato do Ministério da Educação (MEC) que impedia universidades de exigir o comprovante de vacinação. “A inconstitucionalidade de proibir medidas de saúde pública por esta Lei é flagrante. Na ADI 6341, o STF decidiu que as regras constitucionais não servem apenas para proteger a liberdade individual, mas também o exercício da racionalidade coletiva. Ao julgar o tema, o STF definiu que embora a liberdade de consciência seja protegida constitucionalmente, esse direito não é absoluto, e há de ser ponderado com o direito de defesa da vida e à saúde de todos”.

Ele lamentou que as discussões tenham sido transformadas, na Assembleia, em uma disputa ideológica, e não de saúde pública. Para Arilson, a decisão sobre a adoção de medidas de enfrentamento à pandemia, como o passaporte da vacina, deve caber à autoridade sanitária. “A questão se transformou, aqui na Casa, em uma questão ideológica, e não epidemiológica. O debate está mais para likes e curtidas, do que necessidade da população. Nossa responsabilidade é pela legalidade e, principalmente, pela saúde coletiva. No momento não precisamos aprovar nem o passaporte nem a proibição do passaporte. Precisamos de prudência, e deixar que a autoridade sanitária competente se manifeste”.

Votaram contra o PL 655/2021 os deputados Arilson Chiorato (PT), Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Michele Caputo (PSDB), Nereu Moura (MDB), Professor Lemos (PT), Requião Filho (PT), Tadeu Veneri (PT) e Tercílio Turini (PSD).

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Paraná
Imagem de destaque

PRF lança Operação Rodovida Natal 2025 com foco em cintos e cadeirinhas

Paraná

Ratinho Jr encerra 2025 como o governador mais bem avaliado do Brasil

Paraná

Demanda histórica do Litoral, duplicação da PR-412 é autorizada pelo governo

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com faca na zona rural de Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Brasil e mundo
Brasil

Havaianas enfrenta boicote após campanha publicitária com Fernanda Torres

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.