Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026

O número foi apurado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná
04 jul 2025 às 13:21
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Prefeitura de Sarandi

Trinta e cinco municípios paranaenses ainda não se habilitaram para receber a Complementação VAAT (Valor Anual Total por Aluno) do FundebFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – no exercício de 2026. Esse foi o número apurado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na terceira verificação mensal consecutiva, realizada em 23 de junho, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Se não forem regularizadas até 31 de agosto, as pendências impedirão o acesso à complementação da União ao Fundeb – o que poderá representar perda de até 10,5% da receita total do fundo que seria destinada ao município no próximo ano. Com o objetivo de evitar essa perda, o TCE-PR vem realizando verificações periódicas e alertando os municípios que ainda não cumpriram essa obrigação legal.


O número de municípios com pendências na Complementação VAAT apresentou redução significativa nas três verificações já feitas: caiu de 115 em 22 de abril, para 76 em 19 de maio, e 35 em 23 de junho. A lista mais recente de todos os municípios em atraso pode ser conferida neste link.


No TCE-PR, o acompanhamento está sendo feito pela Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS). "Apesar da redução verificada, é essencial que os municípios ainda pendentes adotem providências imediatas para garantir o acesso aos recursos federais, fundamentais para o financiamento da educação pública local", alerta o coordenador da CACS, Luiz Henrique Xavier.


Com base nos dados do FNDE, o TCE-PR enviou, por meio do Canal de Comunicação (CACO) – ferramenta eletrônica de diálogo com os fiscalizados –, comunicados formais aos 35 municípios com pendências, informando a situação e recomendando a regularização urgente. A mesma ação foi realizada com os Conselhos Municipais de Educação e os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb).

Outras notícias

PCPR resgata cães e gatos vítimas de zoofilia em Piraquara

Adolescente de 17 anos morre após atendimentos por ansiedade

Jovem morre após ser linchado por crime que não cometeu em Ponta Grossa


Além dos alertas, o Tribunal de Contas tem atuado de forma orientativa, reforçando o papel dos conselhos municipais como instâncias legítimas de controle social da política educacional e incentivando o diálogo com os órgãos da administração local.




Renúncia de receita


A complementação é uma transferência da União para estados e municípios com VAAT abaixo do mínimo nacional, para assegurar um investimento mínimo por aluno nas redes públicas de ensino, gerando equidade no financiamento da educação básica. É uma fonte vital de financiamento, principalmente nos municípios com menor capacidade arrecadatória.


A obrigatoriedade de envio das informações está prevista na Constituição Federal (artigo 163-A), na Lei de Responsabilidade Fiscal (artigo 48, parágrafo 2º) e na Lei nº 14.113/2020, que regulamentou o Novo Fundeb. O parágrafo 4º do artigo 13 dessa lei condiciona o repasse da Complementação VAAT à correta e tempestiva prestação das informações de gestão educacional.


Além do possível prejuízo financeiro aos municípios e do comprometimento ao direito da população à educação, o TCE-PR destaca que a omissão em atualizar as informações poderá configurar renúncia indevida de receita, com impactos na Prestação de Contas Anual (PCA) dos prefeitos e no cumprimento de metas educacionais.



Ações necessárias


Para estar habilitado ao recebimento da Complementação VAAT, o município deve promover duas ações: transmitir ou retificar a matriz de saldos contábeis de 2024 via Siconfi/STN; e transmitir os dados de 2024 no Anexo da Educação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), via Siope/FNDE. O TCE-PR recomenda a seus fiscalizados a leitura do Comunicado Fundeb - Habilitação ao VAAT 2026, na qual esses procedimentos são detalhados.


O Tribunal ressalta que a habilitação não garante o recebimento automático da complementação, mas é condição indispensável para a inclusão do município no cálculo do VAAT. A análise definitiva dos entes habilitados será realizada na data-base de 31 de agosto de 2025, conforme estabelece o parágrafo 5º do artigo 13 da Lei nº 14.113/2020.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 180 kg de maconha na BR-487, em Alto Paraíso

Paraná
Imagem de destaque

Homem é preso no PR com 147 kg de carne saqueada de caminhão na BR-376

Paraná

Paraná tem previsão de risco alto de temporal intenso, diz Simepar

Paraná

Detran-PR vai tirar a exigência de baliza no processo de habilitação

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Londrina entra em alerta laranja para temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.