A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná confirmou, nesta quarta-feira (22), mais duas mortes por intoxicação por metanol, após o consumo de bebida alcoólica contaminada no estado. As vítimas são uma mulher de 41 anos, de Curitiba, e um homem de 43 anos, de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, elevando para três o número total de óbitos por metanol no Paraná. A Sesa também informou que o primeiro paciente confirmado com intoxicação por metanol no estado recebeu alta hospitalar.
As duas vítimas mais recentes faleceram nesta quarta-feira (22). A mulher de 41 anos, moradora de Curitiba, estava internada em estado grave desde 11 de outubro e possuía comorbidades. O homem de 43 anos, de Almirante Tamandaré, deu entrada em um serviço de saúde na capital na segunda-feira (20), e a intoxicação por metanol foi confirmada em exame laboratorial na terça-feira (21).
O Paraná já totaliza 25 notificações relacionadas à intoxicação por metanol. Deste total, seis casos foram confirmados: quatro em Curitiba, um em Almirante Tamandaré e um em Foz do Iguaçu. Os óbitos confirmados são: um homem de 55 anos em Foz do Iguaçu, a mulher de 41 anos de Curitiba e o homem de 43 anos de Almirante Tamandaré.
Nesta quarta-feira (22), a Sesa recebeu notificação de dois novos casos suspeitos: um homem de 55 anos em Curitiba e um homem de 54 anos em São Miguel do Iguaçu, ambos hospitalizados. Há, ainda, quatro casos em investigação, incluindo dois óbitos masculinos em Foz do Iguaçu (47 e 57 anos). Por outro lado, o primeiro caso confirmado no Paraná, um homem de 60 anos que estava internado em Curitiba desde 1º de outubro, recebeu alta hospitalar. Com isso, não há mais casos confirmados internados atualmente.
Alerta e Prevenção
A Sesa reforça o alerta sobre os sintomas da intoxicação por metanol, substância que não altera o cheiro ou sabor da bebida e pode ser confundida com uma ressaca. Os sinais de intoxicação surgem entre 6h e 72h após a ingestão e incluem dor de cabeça, náuseas, vômitos e tontura. Casos graves podem apresentar visão embaçada, cegueira súbita, dor abdominal intensa e dificuldade para respirar.
Em caso de suspeita, a orientação é procurar atendimento médico imediato e notificar o caso a um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Paraná.
A Secretaria também reforça medidas de prevenção ao consumir bebidas alcoólicas, como: comprar apenas de locais confiáveis, desconfiar de preços muito baixos, verificar a integridade do lacre, a clareza do líquido, e buscar o registro do Ministério da Agricultura (MAPA) e, em destilados, o selo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Contatos CIATox
- CIATox Curitiba: 0800 041 0148
- CIATox Londrina: (43) 3371-2244
- CIATox Maringá: (44) 3011-9127
- CIATox Cascavel: (45) 3321-5261