Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Petrobras decide reativar fábrica de fertilizantes no Paraná

07 jun 2024 às 11:21
Por: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Petrobras aprovou em reunião realizada nesta quinta-feira (6) o retorno das atividades operacionais da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), subsidiária integral da companhia. A fábrica, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020.


Os procedimentos necessários à retomada da fábrica serão iniciados imediatamente. Com a decisão, a companhia autoriza também que a Ansa celebre acordo e efetue a contratação dos antigos empregados, condicionada à homologação do acordo pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A previsão é que a operação seja reiniciada no segundo semestre de 2025.


Diante da revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, o investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras, conforme plano Estratégico 2024 – 2028.


Situada ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), a Ansa possui capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia e 475 mil toneladas/ano de amônia, além de 450 mil m³/ano do agente redutor líquido automotivo (ARLA 32). A planta, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020.  


Tanto os acordos trabalhistas quanto a realização das licitações e contratações ficaram condicionados a uma nova deliberação da Diretoria Executiva, quando os procedimentos estiverem definidos. 

Outras notícias

Estudante do PR ganha menção honrosa em feira mundial de ciência

Polícia Civil faz operação após ameaça de massacre em escolas de Ponta Grossa

Mulher morre após grave acidente entre carro e carreta na BR-369



Paralisação


A Petrobras aprovou a hibernação da fábrica de fertilizantes de sua subsidiária Araucária Nitrogenados em janeiro de 2020, gerando a demissão de 396 empregados.


Segundo a empresa, a unidade vinha apresentando recorrentes prejuízos desde que foi adquirida, em 2013, com perdas de cerca de R$ 250 milhões entre janeiro e setembro de 2019, enquanto previsões para 2020 indicavam que o resultado negativo poderia superar R$ 400 milhões. 


Na época, a Petrobras explicou que a matéria-prima utilizada na fábrica (resíduo asfáltico) estava mais cara do que seus produtos finais (amônia e ureia). A empresa informou que não conseguiu vender a fábrica e decidiu que a unidade permaneceria hibernada "em condições que garantam total segurança operacional e ambiental, além da integridade dos equipamentos".

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Mulher que morreu em grave acidente na BR-369 é identificada

Paraná
Imagem de destaque

Influenciador do OVNI relata morte de animal e deixa redes

Paraná

Polícia Civil prende segundo investigado por esquema de golpes imobiliários em Ponta Grossa

Paraná

Carro a 196 km/h e aumento de acidentes marcam feriado nas rodovias do Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Radar de 60 km/h começa a fiscalizar ponto crítico da BR-369

Cidade
Londrina e região

Moradores protestam contra prédio de 18 andares em Londrina

Cidade
Londrina e região

Acúmulo de lixo no Centro preocupa o comércio de Londrina

Cidade
Londrina e região

Copa do Mundo altera horário de shoppings e mercados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Carros invadem calçada em cruzamento da zona leste de Londrina

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.