Dos 192 escrivães aprovados no concurso da Policia Civil do Paraná, 35 devem tomar posse em Londrina no mês que vem, o que não significa que eles vão atuar aqui. Os profissionais vão reforçar o quadro efetivo no estado.
Todos os aprovados vão primeiro passar por um curso de formação, que começa no dia 4 de janeiro e tem duração de quatro meses. Só depois disso é que eles estarão prontos para efetivamente começar a trabalhar.
Por conta da pandemia, a solenidade de posse e a assinatura de documentos foi descentralizada. Dos novos servidores, 122 se apresentaram em Curitiba, 35 em Cascavel e 36 em Londrina, mas iso não significa que eles vão assumir as delegacias desses municípios.
O aumento do quadro efetivo de escrivães faz parte do planejamento estratégico para melhorar a estrutura da Policia Civil, que há anos sofre com a defasagem de efetivo.
À frente da 10ª SDP desde outubro, o delegado Amarantino Ribeiro destacou que vem trabalhando na reestruturação das delegacias da região, para dar mais celeridade às investigações.