Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Portos do Paraná tem programas contínuos para preservação da água

23 mar 2023 às 09:22
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Portos do Paraná

A Portos do Paraná reforçou a importância dos cuidados com o recurso natural. A empresa pública desenvolve uma série de projetos e programas para preservação da água do mar e das baías de Paranaguá e Antonina.


“A atividade portuária está diretamente ligada à água. Nossos mares e oceanos são muito mais que vias de navegação. São fonte de alimento, renda e vida”, destaca o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.


Um dos projetos da Portos do Paraná focado na questão é o Água nas Ilhas, que busca melhorar os microssistemas de abastecimento de água das comunidades da Baía de Paranaguá. A ação acontece junto a seis ilhas, onde a questão do abastecimento de água foi indicada como prioritária: Teixeira, Europinha, Eufrasina, Amparo, Piaçaguera e São Miguel.


Outras notícias

Ratinho Junior comenta ação militar dos EUA contra o governo Maduro

PCPR emite mais de 1,3 milhão de Carteiras de Identidade Nacional e bate recorde em 2025

IPVA 2026: paranaenses já podem emitir guias com desconto e aproveitar novo valor

A ação acontece em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, representada pela Secretaria de Agricultura e Pesca, e pela Central de Água, Esgoto e Serviços Concedidos do Litoral do Paraná (Cagepar).


“É um projeto de proteção de nascentes, modelo Caxambu. Mapeamos toda rede dessas localidades, desde a captação até as últimas casas que são atendidas, e realizamos projetos de readequação dos microssistemas de abastecimento”, explica Santana.


O objetivo é diagnosticar as deficiências no abastecimento, apoiar as associações e as comunidades na articulação com demais atores locais e viabilizar ações educacionais, de capacitação ou de conscientização ligadas ao ciclo da água, a proteção das nascentes e a gestão comunitária dos recursos hídricos nas comunidades.


MONITORAMENTOS – A empresa pública mantém mais de 20 programas ambientais ativos. Cinco deles são de monitoramento do ecossistema aquático. A qualidade da água é acompanhada em 32 pontos, em superfície, meio e fundo da coluna d’água. As análises acontecem no complexo estuarino de Paranaguá e no mar aberto, além da Ilha do Mel.


Os sedimentos do leito marinho são analisados trimestralmente em 23 pontos de monitoramento. Ao todo, são 38 parâmetros verificados, em cada uma das amostras recolhidas.


Outro indicador da qualidade ambiental neste meio é a biota aquática. O monitoramento realizado pela autoridade portuária já identificou mais de 100 espécies de peixes, 60 espécies de crustáceos e centenas de microrganismos planctônicos e bentônicos. Também é feito o monitoramento de botos e de aves marítimas.


Nos programas de controle ambiental, a autoridade portuária faz o gerenciamento de efluentes. Para isso, monitora os resíduos líquidos e águas pluviais em seis pontos do porto organizado de Paranaguá, além destinar os mesmos à empresa municipal de saneamento.


ÁGUA DE LASTRO – A Portos do Paraná verifica, ainda, o adequado gerenciamento da água de lastro. A troca da água internacional, usada nos tanques dos navios para navegação, é uma exigência da Marinha do Brasil e a autoridade portuária é responsável pela coleta e análise da salinidade. A medida tem o objetivo de evitar bioinvasão por espécies marinhas vindas de outros países.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Número de cirurgias eletivas no Paraná tem salto com regionalização do atendimento

Paraná
Imagem de destaque

Operação Rodovida Ano Novo registra 53 acidentes sem mortes nas rodovias federais do Paraná

Paraná

PF prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, por descumprimento de medidas cautelares

Paraná

Polícia Civil prende homem por apologia ao nazismo e ameaças em redes sociais em Curitiba

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Homem encontrado morto em veículo na UPA Tancredo Neves é identificado

Cidade
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Londrina e região

Homem nu em surto psicológico é resgatado após cair próximo à Catedral de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após incendiar a própria residência no distrito da Warta, em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.