Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Saúde estuda retorno das aulas em cidades com menos casos de coronavírus no Paraná

06 out 2020 às 15:33
Por: Redação Tarobá News

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, apresentou o relatório de ações da pasta aos deputados estaduais em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça-feira (6). Os destaques de investimentos e atividades realizadas foram as ações para o enfrentamento à pandemia pela Covid-19.

“Apresentamos aqui um compilado das ações de maio a agosto, o período mais crítico da pandemia. Mostramos tudo aquilo que aconteceu na área da saúde e também os assuntos relacionados à Covid-19”, comentou Beto Preto.

Além disso, a Secretaria de Saúde estuda um projeto piloto para retorno das aulas em algumas cidades que tem menos casos. 

Sobre a situação de casos e as mortes em consequência da Covid-19, o secretário estadual avalia a situação. “Gostaríamos de não ter perdido nenhuma vida aqui no Estado, mas isso não foi possível. Ao mesmo tempo, seguimos o que planejamentos e tivemos o êxito de não ter falta de leitos hospitalares em nenhum momento.”

COVID-19 - A Sesa apoiou e continua apoiando com conhecimento técnico e aportes financeiros os 399 municípios do Estado em relação ao enfrentamento à Covid-19. Desde o mês de março foi instituído o Centro de Operações de Emergências em saúde Pública (COE), com reuniões sobre assuntos que permeiam a pandemia. Foram emitidas mais de 40 notas orientativas para nortear os diversos órgãos, instituições e atividades comerciais para o cumprimento das medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus. Emissão diária de informativos com dados sobre a quantidade de casos, por municípios e regiões de saúde, assim como texto de apoio para a população e a imprensa.

Outras notícias

Carrapato e mosquito-palha: Saúde reforça cuidados contra transmissores de doenças

PRF realiza transporte aeromédico de criança com câncer entre Garuva e Curitiba

Acidente na BR-277 em Porto Amazonas deixa um morto

Em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública foi elaborado o Plano de Ação Integrada para o Controle da Covic-19 entre servidores de penitenciárias e pessoas privadas de liberdade.

A implantação do serviço de tele consulta por meio de aplicativo ocorreu em abril e até o final de agosto foram realizados 21 mil atendimentos, 10 mil consultas e 565 acolhimentos psicológicos.

Entre outras ações e medidas adotadas com intenção de melhor conduzir o período de pandemia, o Estado suspendeu as cirurgias eletivas para reduzir o uso de medicamentos anestésicos, em falta no mercado, e que tiveram aumento da demanda pelo acréscimo de pacientes intubados em função da Covid. A medida, aliada à distribuição regulada e aquisição centralizada destes insumos, resultou abastecimento mínimo e constante dos medicamentos em unidades hospitalares.

RELATÓRIO - O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, explicou para os deputados um compilado de metas e situações em que estavam registrados todos os movimentos e realizações da Sesa. “Destacamos que estamos trabalhando fortemente para enfrentar a Covid-19, mas avançamos muito em outros aspectos e mantivemos o espaço já ocupado em temas como de transplantes. ”

Werner comentou que o Paraná segue como referência nesse tipo de procedimento, mesmo com o período de pandemia pela Covid. “Sabemos que muitos estados estão com queda em relação à doadores, aqui no Estado não tivemos isso. Seguimos com os transplantes durante todos os meses que estamos em pandemia. ”

PLANEJAMENTO – Com o planejamento do Estado contempla os quatro anos, as propostas são estruturadas em cinco diretrizes, 35 objetivos que resultam em 126 metas e 220 ações. O Plano Estadual da Saúde (PES) é o condutor das ações da secretaria estadual e para a execução ano a ano é organizada a Programação Anual da Saúde (PAS). “Este ano, em meio à pandemia, nossa Programação foi revisitada e reordenada porque nosso foco foi o cuidado aos pacientes Covid e à prevenção da disseminação do vírus”, comentou o diretor-geral.

Embora as ações tenham sido reordenadas, obras foram aceleradas, como os três hospitais: em Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava, para atender pacientes Covid e que após a pandemia serão o legado deixado para a população.

Indicadores – Nas ações de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Paraná, entre as metas atingidas, destaca-se: ampliação do Programa de Controle de Tabagismo para mais 28 municípios; cobertura de da população pela Atenção Primária à Saúde; ampliação para 26 leitos de saúde mental em hospitais; realização de testes do coraçãozinho, olhinho e pezinho; expansão do programa de entrega de medicamentos em casa.

No Fortalecimento da Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde, a Sesa realizou cursos na modalidade à distância que objetivam fortalecer a educação permanente em saúde e os processos de construção e disseminação do conhecimento voltados às necessidades do SUS do Paraná.

O Fortalecimento do Controle Social no SUS teve como realização a implantação efetiva de ouvidorias nos consórcios municipais e a fiscalização de 100% dos instrumentos de gestão pelo Conselho Estadual de Saúde.

INVESTIMENTOS - A aplicação do mínimo de 12% do orçamento segue conforme o planejado, com ajustes realizados pelos repasses aos municípios, aquisição de insumos, equipamentos e pessoal para reforçar a rede hospitalar e de atenção básica de saúde. O incremento de valores liquidados foi na ordem de 3,40% entre o primeiro e o segundo quadrimestre. No relatório fechado em 31 de abril, a Sesa registrava 7,12% do orçamento liquidado, na apresentação de hoje, o percentual cresceu para 10,52%.

Os investimentos realizados pela Sesa ocorreram em diferentes áreas, ocorreram aquisições de veículos paras frotas, contratualizações de leitos, serviços e procedimentos, obras de diferentes naturezas (reformas, ampliações e construções) em todo o Estado.

DOAÇÕES - O secretário Beto Preto explicou que parte do valor investido para enfrentamento da Covid-19 foi possível por meio de doações e contribuições de instituições públicas e empresas. “A Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e do Trabalho, assim como as doações de empresas privadas, resultou num grande esforço para as nossas estratégias pudessem ser efetivadas de forma equilibrada. Não ganhamos a guerra, tivemos vitórias de muitas batalhas, infelizmente perdendo muitas vidas. Mas em média estamos em melhores condições que outros estados.”

VOLTA ÀS AULAS – Foi instituído um comitê de volta às aulas que envolve o Governo e diversas secretarias. De acordo com o secretário Beto Preto o assunto está em debate bastante aprofundado pelos especialistas. Ele explicou que há dois aspectos em avaliação: um é o de metodologia de quando o retorno for autorizado e o outro é pensado no ambiente pelo aspecto técnico epidemiológico.

“Há uma possibilidade de um projeto piloto entre as secretarias de Educação e Saúde para iniciar aulas de forma seletiva não obrigatória onde há menos casos novos, menor quantidade de óbitos e menor transmissibilidade. Mas está tudo em avaliação e estudos para minimizar riscos.”

AUDIÊNCIA – A audiência para apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) segue a Portaria GM/MS no. 2.135 de 25/09/2013 e é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde –PAS. A reunião é realizada três vezes ao ano e o relatório deve ser apresentado pelo gestor do SUS com as informações obrigatórias de: montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações entre outros assuntos.

A reunião desta terça-feira (6) ocorreu de forma remota. O secretário Beto Preto, o diretor-geral Nestor Werner Junior, representantes da Sesa e o deputado estadual Anibelli Neto estiveram no plenário da Alep. Os deputados que integram a comissão da saúde, Evandro Araújo, Michele Caputo, Márcio Pacheco, Arilson Chiorato e Ricardo Arruda participaram à distância. A audiência foi transmitida pelos canais de comunicação da Alep. 


Nota Governo do Estado:

"É falsa a informação de que toda a rede estadual de ensino, composta por 2.132 instituições, “retornará totalmente às aulas presenciais em 19 de outubro”. O que existe é um estudo para retorno de apenas 2% da rede, com consulta da comunidade escolar, unicamente em localidades seguras, indicadas pela Secretaria da Saúde, mantendo-se 98% da rede exclusivamente com aulas não presenciais".

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná

SESA

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Homem de 23 anos morre após ser linchado por crime que não cometeu no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Confronto em Maringá termina com dois mortos e apreensão de armas

Paraná

Com drone de câmera termal, bombeiros localizam em 7 minutos homem perdido em mata no Paraná

Paraná

PCPR resgata cães e gatos vítimas de zoofilia em Piraquara

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Antigas casas da Aeronáutica seguem abandonadas e viram alvo de fiscalização em Londrina

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Mulher mantida em cárcere privado em hotel por dois meses é resgatada em Londrina

Brasil e mundo
Mundo

Homem é preso após fazer “sexo” com aspirador de pó

Cidade
Cascavel e região

Acidente entre carro e caminhões deixa um morto e quatro feridos na BR-369

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Podcast Arte do Sabor | EP 9 | A Importância do Azeite Para a Culinária Italiana

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.