Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

SEDEF nos Municípios chega à quinta edição com atendimento a 59 cidades

16 jun 2023 às 09:26
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: SEDEF

A quinta edição do SEDEF nos Municípios, projeto que descentraliza as informações técnicas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, foi realizada em Tomazina, no Norte Pioneiro, nesta quinta-feira (15).


De acordo com relatório da Assessoria Técnica da Sedef, desde que os encontros começaram foram sanadas dúvidas de 36% dos municípios do Estado, tanto nas reuniões descentralizadas quanto na Secretaria. De março, quando aconteceu a primeira reunião, até este mês, 59 cidades do Paraná receberam dados financeiros, e informações de programas e projetos por meio do SEDEF nos Municípios.


“Essa foi a missão que o governador Ratinho Junior nos deu desde o início da nossa atuação, que estivéssemos perto dos municípios, que fizéssemos uma gestão ouvindo as dificuldades que os prefeitos enfrentam, mas que também mostrássemos as possibilidades de solução. E através deste projeto estamos buscando essa gestão parceira, e, pelos números, estamos no caminho certo”, disse o secretário Rogério Carboni.


Em Tomazina, participaram 15 municípios da região do Norte Pioneiro. Para o prefeito Flavio Zanrosso, essa aproximação refletirá diretamente nas ações para as pessoas, uma vez que a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família coordena projetos sociais para jovens e pessoas com deficiência, por exemplo. “Muitas vezes o município está com algum tipo de problema, com recurso na conta e não sabe bem o que fazer. Esse dia trouxe excelentes frutos”, afirmou.


Segundo Heloísa Maria Rodrigues Damin, psicóloga do município de Guapirama, essa aproximação torna as ações mais humanizadas. “A presença dos técnicos aqui humanizaram esses números. Podemos esclarecer nossas dúvidas, ver que muitas e muitas vezes não estamos sozinhos e que podemos contar com a ajuda do Estado. As vezes a gente não sabe o que fazer com o saldo que está na conta em um programa e fica com medo de gastar errado. Assim, conseguimos agora com mais tranquilidade”, disse.


Durante todo o dia, foram abordados temas como prestação de contas nos sistemas como SIF e Sistag, utilizados nas prefeituras para acessar recursos estaduais e realizar a prestação de contas, além de esclarecimentos de programas e projetos nas áreas da assistência social, garantia de direitos de crianças e adolescentes, juventude e pessoa com deficiência.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Ratinho Junior comenta ação militar dos EUA contra o governo Maduro

Paraná
Imagem de destaque

PCPR emite mais de 1,3 milhão de Carteiras de Identidade Nacional e bate recorde em 2025

Paraná

IPVA 2026: paranaenses já podem emitir guias com desconto e aproveitar novo valor

Paraná

Número de cirurgias eletivas no Paraná tem salto com regionalização do atendimento

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Homem encontrado morto em veículo na UPA Tancredo Neves é identificado

Cidade
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Londrina e região

Homem nu em surto psicológico é resgatado após cair próximo à Catedral de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após incendiar a própria residência no distrito da Warta, em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.