O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou, nesta terça-feira (7), o novo edital para atração de startups ou empresas com base no conhecimento para o ingresso à Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). Serão duas modalidades de incubação: residente, no Campus CIC do instituto, e não residente – no total, são ofertadas 20 vagas.
O conceito de startups ou empresas com base no conhecimento está baseado na Lei da Inovação do Paraná (Lei Estadual 20.541/21), que enquadra nesta categoria empreendimentos cujos produtos, design, processos ou serviços sejam preponderantemente decorrentes dos resultados de suas atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de inovação.
De acordo com o gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas, Rogério de Oliveira, o grande diferencial deste edital em relação aos anteriores diz respeito ao valor pago pelos empreendedores, que será bem reduzido durante o programa de incubação.
“Como uma incubadora do Governo do Estado, o papel do Tecpar está direcionado na promoção do empreendedorismo tecnológico inovador com foco na geração de mais empregos, melhoria de renda e aumento na arrecadação do próprio Estado por meio da atividade econômica. Desta forma, os interessados terão esse incentivo para iniciar suas empresas com o apoio do Tecpar”, pontua.
ABRANGÊNCIA – O edital prevê que o processo de incubação está voltado a empresas que atuem nas seguintes áreas temáticas: saúde, saúde pública e atenção à saúde; bioprodutos; tecnologias para turismo; cidades inteligentes; e sustentabilidade ambiental e energias renováveis.
Ao se candidatar ao processo de incubação, a empresa precisa demonstrar a inovação em seu produto. Ao ingressar na Intec, vai percorrer duas trilhas previstas no edital, de negócio e de tecnologia, que têm como fases, respectivamente, a implantação da empresa, seu crescimento, a consolidação comercial e sua graduação e, ainda, o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia que será alvo da incubação.
Do total de vagas, até duas são para a modalidade residente.
INFRAESTRUTURA – Tanto a empresa que ingressar na modalidade residente quanto na não residente terá à disposição valores especiais para ter acesso à infraestrutura do Tecpar para apoio tecnológico, como serviços de calibração, de ensaios laboratoriais físico-químicos e microbiológicos, de certificação da conformidade e de informação e extensão tecnológica.
Na incubadora, o empreendedor contará com serviços de assessoria e consultoria especializados, bem como acesso a um laboratório com serviços de impressão 3D e de prototipagem de placas de circuito impresso.
EDITAL – As propostas para ingresso ao programa da Incubadora Tecnológica do Tecpar podem ser enviadas até fevereiro de 2024 e o edital está disponível no site do Tecpar.