As universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Ponta Grossa (UEPG) promovem nesta semana eventos para estudantes de ensino médio das regiões Norte e dos Campos Gerais do Paraná. O evento da UEL será nesta terça-feira (29) e da UEPG sexta-feira (1º), ambos nos campus acadêmicos das instituições. O objetivo é divulgar os cursos de graduação e os vestibulares das universidades, previstos para os meses de outubro e novembro deste ano.
Entre bacharelados e licenciaturas, são 2.541 vagas distribuídas em 64 cursos da UEL e 1.462 vagas em 44 cursos da UEPG. As inscrições para os dois vestibulares são totalmente online e custam R$ 176 para a UEL, com vencimento até 6 de setembro (AQUI); e R$ 195 para a UEPG, com recolhimento da taxa até 6 de outubro (AQUI). Os cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Ponta Grossa são isentos de taxa de inscrição.
Nesta 11ª edição da Feira de Profissões da UEL há recorde de inscrições e a expectativa é reunir público superior a 20 mil pessoas, entre alunos e professores de mais de 300 escolas de toda a região. Na Biblioteca Central, haverá orientação para os estudantes interessados no vestibular e computadores disponíveis para efetivar a inscrição no local.
As duas instituições de ensino superior ligadas ao Governo do Estado prepararam programações intensas com vários projetos de ensino, pesquisa e extensão para que os futuros universitários aproveitem as atrações. Na UEL, além dos cursos, os participantes poderão conhecer o Museu de Zoologia e outras ações acadêmicas, como o Programa de Apoio à Permanência (Prope); Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia) e os núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), de Educação a Distância (Nead) e de Acessibilidade (NAC).
Na UEPG, os participantes receberão passaportes que serão carimbados a cada estande visitado no evento. Na área interna haverá dois palcos com apresentações artísticas e culturais e na área externa uma praça de alimentação. Assim como na UEL, os estudantes também terão oportunidade de efetuar as inscrições para o vestibular durante o evento, mediante apresentação de documentos pessoais (RG e CPF).