Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

UEM completa 45 anos com mais de 75 mil profissionais formados

11 mai 2021 às 10:54
Por: Redação Tarobá News

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) completa nesta terça-feira 45 anos de reconhecimento, concedido por meio do  Decreto Federal 77.583 de 11 de maio de 1976. O reconhecimento permitiu oferecer, com totais condições, novos cursos de graduação, e atestava que era capaz de funcionar plenamente como uma legítima instituição de ensino superior brasileira, possibilitando sua expansão e consolidação de departamentos, colegiados de cursos e centros de ensino. 

Outras datas importantes são 6 de novembro de 1969, quando a Lei Estadual 6.034 criou a universidade, que está com 51 anos e meio de uma grande história, e 28 de janeiro de 1970, momento em que a fundação de direito público da UEM foi criada pelo Decreto Estadual 18.109. O recredenciamento institucional mais atual da UEM data de 12 de março de 2020 e tem validade de dez anos, o que exigirá novo recredenciamento daqui a quase uma década.

A partir do reconhecimento, a UEM começou a trilhar o longo caminho para ser o que é hoje: universidade pública, gratuita, de qualidade e a sexta melhor universidade estadual do Brasil, aponta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma referência em Ensino, Pesquisa e Extensão. “Nosso desafio é renovar este compromisso com a população e reposicionar a instituição dentro de um novo momento. Mais do que ampliar a oferta de recursos humanos com ensino superior, temos a responsabilidade de qualificar o sistema, produzir conhecimento e proporcionar inclusão social”, destaca Ricardo Dias Silva, vice-reitor da UEM.

Ele ressalta que a UEM é um projeto da comunidade local. “Um sonho realizado de uma geração que ousou sonhar alto, uma geração composta por pessoas que sabiam que desenvolvimento econômico, social, cultural e político é resultado de investimento em educação de qualidade”. Silva frisa que esses pioneiros acreditavam na Ciência e no papel estratégico do Estado como indutores de políticas públicas que levem o País à autonomia e proporcionem qualidade de vida para seus cidadãos.

Julio César Damasceno, reitor da UEM, relaciona que a universidade e a cidade de Maringá, que completou 74 anos nesta segunda-feira (10), cresceram juntas e continuam unidas. Diz que o município só pôde se transformar em grande referência em áreas como da saúde, de tecnologias e da educação em função da universidade ter investido fortemente, ao longo do tempo, em infraestrutura e em seus docentes e demais servidores. “Assim, a UEM conseguiu formar mais de 75 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento – pessoas que, posteriormente à conquista dos diplomas, permaneceram na cidade para trabalhar e proporcionar desenvolvimento ao município, à região e à população do interior paranaense”.

Outras notícias

Exclusivo: Pai e filha de 3 anos são baleados em cidade na região de Curitiba

Preços de alimentos e bebidas caem pelo segundo mês consecutivo no Paraná

Quase 18 mil vagas de emprego estão abertas no Paraná

“Passamos por um momento muito difícil de toda a humanidade e temos um exemplo muito claro e contemporâneo de termos uma universidade como a UEM, sobretudo nos atendimentos diretos aos pacientes da Covid-19, no nosso Complexo de Saúde, e nas pesquisas, em trabalho integrado às demais universidades”, destaca o reitor.

Após analisar o passado e o presente, Damasceno enxerga o futuro como bastante desafiador. “Somos destaque em rankings que avaliam a UEM em níveis nacional e internacional. E nesse mundo que se integra e se globaliza cada vez mais, precisamos olhar para o nosso entorno e ao mesmo tempo trabalhar em escala mundial”.

AEN

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Câmera flagra cachorro sendo arrastado durante tornado em São José dos Pinhais

Paraná
Imagem de destaque

Tornado de escala F2 atinge São José dos Pinhais e afeta milhares de famílias

Paraná

IPVA 2026: prazo de vencimento para placas 3 e 4 termina nesta segunda-feira

Paraná

Motociclista morre após queda de moto na BR-277, em Morretes

Mais Lidas

Brasil e mundo
Mundo

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia turística

Cidade
Londrina e região

Mulher é encontrada morta e companheiro é preso por feminicídio em Londrina

Cidade
Londrina e região

"Você vai morrer na pancada": áudios de ameaças reforçam suspeita de feminicídio em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é preso por suspeita de estupro de vulnerável contra adolescente de 13 anos

Cidade
Londrina e região

Motorista morre soterrado por carga de areia em acidente na PR-538 em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.