Em outubro, proprietários de veículos registrados no Detran-PR (Departamento Estadual de Trânsito do Paraná) com placas finais 6, 7 e 8 devem fazer o licenciamento 2021 para manter o veículo em situação regularizada.
Veículos podem ser autuados com infração gravíssima (que gera 7 pontos na CNH - Carteira Nacional de Habilitação), receber multa no valor de R$293,47 e ser apreendidos caso sejam pegos em fiscalização com o licenciamento atrasado, segundo Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O calendário do licenciamento estadual do Paraná de 2021 prevê a regularização de todos os veículos com placas de algoritmos finais 6, 7 e 8 registrados no estado até outubro. E a data de vencimento para pagamento do registro varia entre os dias 1 e 29 do mês dependendo dos últimos dois dígitos da placa do veículo.
Em caso de veículos novos, o vencimento da taxa não acompanha o calendário convencional do Detran, devendo ser licenciados no momento do registro, antes do emplacamento.
Somente após a quitação de licenciamentos anteriores, do IPVA, de multas e do seguro obrigatório, o Detran-PR emite o certificado de registro de licenciamento 2021 para veículos usados.
Como emitir o licenciamento 2021
Atualmente, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) é emitido exclusivamente de forma online, podendo ser feito no site do Detran-PR com o CPF e o número de telefone do proprietário ou no aplicativo Detran InteliGente com dados do veículo - número da placa e Renavam.
O valor da taxa de licenciamento de veículos do Paraná é de R$86,50 em 2021 para todas as categorias veiculares do estado. E o pagamento pode ser feito nos caixas eletrônicos ou por Internet Banking dos bancos credenciados ao Detran-PR, que são: Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Bancoob (Sicoobe) e Rendimento.
Com o pagamento feito, a emissão da guia é imediata. O download do registro fica disponível no portal do Detran-PR e nos aplicativos Detran InteliGente e CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Licenciamento digital
Vale ressaltar que desde 2020, o porte do CRLV pode ser feito de forma digital, dispensando a via emitida fisicamente nas unidades de atendimento do Detran-PR, em cumprimento da Deliberação 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Tornando optativo ao proprietário portar o registro no celular ou imprimir a via em papel sulfite para apresentação.
Caso decida imprimir o CRLV-e (licenciamento digital), o proprietário do veículo deve se certificar de que o documento esteja legível e em boa qualidade para fácil identificação do veículo.
Veja abaixo a tabela com todas as datas de vencimento do estado:
