Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Vendas no comércio varejista do Paraná acumulam alta de 2,6% em 2025, mostra IBGE

15 out 2025 às 10:45
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As vendas no comércio varejista do Paraná cresceram 2,6% no acumulado de 2025, entre janeiro e agosto, um ponto percentual acima da média nacional no mesmo período, que registrou 1,6%. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram também que o Estado registrou índices positivos em todos os recortes analisados.


De acordo com o levantamento, os setores que mais contribuíram para o resultado positivo do Paraná durante o ano de 2025 foram o de eletrodomésticos, com o segundo melhor índice do País, com 15,9%; móveis e eletrodomésticos, com 11%; e tecidos, vestuário e calçados, com 8,6%.


Nos últimos 12 meses, as vendas do varejo tiveram resultado positivo, repetindo os 2,6% do acumulado do ano de 2025 e acima da média nacional, que foi de 2,2%. Novamente os eletrodomésticos, com 15,9%, móveis e eletrodomésticos, com 12,5%, e tecidos, vestuário e calçados, com 8,2%, contribuíram para o bom saldo paranaense.


Quando comparado o mês de agosto de 2025 com o mesmo mês do ano passado, o Paraná teve aumento de 2,4% nas vendas do comércio, seis vezes mais que a média brasileira neste recorte, de 0,4%. Eletrodomésticos (28,5%), móveis e eletrodomésticos (24,2%) e móveis (21,2%), principais setores responsáveis pela alta no Estado, tiveram os maiores índices do Brasil. Na passagem de julho para agosto, o crescimento foi de 0,4%, acima do registrado no País, de 0,2%.


OUTROS SEGMENTOS – O índice de vendas do atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 10% na comparação entre agosto de 2025 e agosto de 2024. Foi o segundo melhor resultado do País, atrás apenas do Espírito Santo (16,4%) e bem acima do Rio Grande do Sul, na terceira posição, com 4,2%.

Outras notícias

PRF apreende mais de 180 kg de maconha na BR-487, em Alto Paraíso

Homem é preso no PR com 147 kg de carne saqueada de caminhão na BR-376

Paraná tem previsão de risco alto de temporal intenso, diz Simepar


Já o comércio de materiais de construção no Paraná teve resultados expressivos em nível nacional. Foram 8,2% no acumulado de 12 meses, 5,3% no acumulado de 2025 e 0,8% na comparação entre agosto deste ano e de 2024, com o Estado sempre figurando no top 3 nas altas dentro deste segmento. As vendas de veículos, motocicletas, partes e peças cresceram 5,3% nos últimos 12 meses.


FATURAMENTO – Os resultados positivos nas vendas também refletiram no faturamento do comércio varejista. De janeiro a agosto deste ano, a receita nominal cresceu 8,4%, 1,2 ponto percentual acima da média Brasil, que foi de 7,2%. Já nos últimos 12 meses, de setembro de 2024 a agosto de 2025, o índice paranaense foi de 8%, acima dos 7,7% do País.


Entre julho e agosto, o faturamento cresceu 8,5% no Estado, enquanto que na comparação do oitavo mês do ano com o mesmo período de 2024 o aumento foi de 0,4%. Os números demonstram que o cenário de alta nas vendas foi revertido em mais dinheiro no caixa do comércio varejista, o que contribui para a geração de mais empregos e, consequentemente, renda para a população.


PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz, desde 1995, indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. No Sidra, o banco de dados do IBGE, é possível consultar os dados detalhados para o Paraná, em nível nacional e dos outros estados.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Detran-PR vai tirar a exigência de baliza no processo de habilitação

Paraná
Imagem de destaque

PF faz prisão em operação contra abuso sexual infantojuvenil no Paraná

Paraná

Saúde alerta sobre prevenção contra o bicho-barbeiro para evitar a doença de Chagas

Paraná

Paraná ofertará novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês em fevereiro

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.