Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Vice-governador apresenta potenciais econômicos do Paraná a comitiva da Polônia

Entre os temas discutidos com os visitantes estrangeiros, ele destacou o crescimento econômico do Estado nos últimos anos e a força do segmento agrícola paranaense.
21 nov 2024 às 15:23
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Camila Tonett/Vice-governadoria

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quinta-feira (21) uma comitiva de representantes da Polônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba, liderada pelo ex-marechal (equivalente ao presidente) do Senado polonês, Bogdan Borusewicz. No encontro, ele falou sobre a situação econômica atual do Paraná, com ênfase para a potência do agronegócio e da indústria paranaense, citando números que demonstram a força dos setores em nível estadual.


Aos representantes do país europeu, Piana informou que o Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica entre os estados brasileiros em 2023, com um aumento de 7,8% em relação a 2022 segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (ICBR) do Banco Central. A variação das atividades econômicas no Estado foi mais de três vezes superior à média nacional, que foi de 2,45% no mesmo período.

O fato do Paraná ser a sede de sete das dez maiores cooperativas agropecuárias do Brasil e possuir e de representar o segundo maior polo automotivo do País também foram mencionados pelo vice-governador como exemplos da força econômica estadual.


De acordo com Piana, parte desse crescimento está diretamente relacionado às políticas públicas para atração de investimentos privados para o Paraná. “Desde 2019, o Estado já recebeu mais de R$ 285 bilhões de investimentos de empresas que optaram por iniciar ou ampliar suas atividades em solo paranaense motivadas pelo bom ambiente econômico, burocracia reduzida e boa infraestrutura e logística disponíveis”, afirmou.


Para que o fluxo de entrada de capital continue favorável ao Paraná, o Estado continua a investir em melhorias da estrutura portuária, por onde a produção do agronegócio paranaense ganha os mercados mundiais. Outra frente de trabalho acontece no novo pacote de concessões rodoviárias, com dois lotes já leiloados e outros dois com leilões marcados para dezembro. “São medidas que fazem parte da estratégia de transformar o Paraná na grande central logística da América do Sul”, esclareceu Piana.

Outras notícias

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

PRF lança Operação Rodovida Natal 2025 com foco em cintos e cadeirinhas

Ratinho Jr encerra 2025 como o governador mais bem avaliado do Brasil


O vice-governador também enfatizou a vocação do Estado para a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis. O assunto interessa os representantes da Polônia, que neste momento discutem o planejamento para efetuar uma transição energética para reduzir a dependência de carvão mineral, principal fonte de energia do país europeu.


“O Paraná é responsável por 18% da energia produzida no Brasil, com 98% dela advinda de fontes limpas renováveis. A principal é a hidrelétrica, mas o Estado também tem incentivado a produção de energia solar e biomassa, especialmente no meio rural”, disse o vice-governador.


PARCEIROS – Desde 2022, o Paraná integra uma parceria com a província polonesa da Silésia dentro do Programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional da União Europeia, no qual o Estado é o único integrante brasileiro. A cooperação tem como foco o desenvolvimento da chamada Estratégia para Inovação Regional.


O IURC visa regiões diferentes países para que compartilhem soluções para problemas em comum. É uma estratégia de longo prazo elaborada pela União Europeia para fomentar o desenvolvimento urbano e regional sustentável em cooperação com os setores público e privado, comunidades e cidadãos.


Além de receber membros do governo polonês, representantes da Invest Paraná já estiveram na região da Silésia para dar continuidade ao desenvolvimento das parcerias em nível econômico e cultural.


PRESENÇAS – Também compuseram a comitiva polonesa o novo embaixador do país no Brasil, Andrzej Cieszkowski; a cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska; e o membro do Departamento de Cooperação Internacional da Chancelaria do Senado da República da Polônia Michael Kusiak.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Demanda histórica do Litoral, duplicação da PR-412 é autorizada pelo governo

Paraná
Imagem de destaque

Batida entre dois caminhões provoca incêndio e congestionamento na BR-277, em Balsa Nova

Paraná

UEM divulga lista de aprovados no Vestibular de Verão e Etapa 3 do PAS

Paraná

Apesar da tarifa social, contas de água terão reajuste de 2,7% para os demais usuários

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Menino de 4 anos luta pela vida após ser atropelado por caminhão em Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos é esfaqueada pelo ex-namorado de 16 anos em tentativa de feminicídio

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.