A Unidade Básica de Saúde (UBS) Pindorama, na zona sul de Londrina, foi alvo de bandidos na madrugada desta sexta-feira (23). Toda fiação elétrica da Unidade foi levada, o que comprometeu os atendimentos.
Os cabos foram arrancados desde o poste até a tubulação, que distribui energia para o prédio, que ficou totalmente às escuras. Computadores e outros equipamentos também ficaram sem funcionamento.
Os pacientes que estiveram no local em busca de serviços, precisaram voltar embora sem atendimento.
Sobre medicamentos específicos, que precisam de armazenamento em geladeiras, o secretário de Saúde, Felippe Machado assegurou que "todas as nossas Unidades possuem geladeiras com estabilizador, com capacidade de 72h de funcionamento sem energia elétrica, então não há nenhum risco de perda de medicamento".
Na quarta-feira (21) a UBS do Jardim Marabá também foi alvo de vândalos, que furtaram torneiras e depredaram as instalações. Outras UBSs, como as da Vila Casoni e Vila Ricardo foram atacadas, diversas vezes seguidas, causando prejuízos financeiros e de atendimento à população.
"Nós identificamos a possibilidade de colocarmos grades internas, na Unidade, para evitar esse acesso. Os vândalos não estavam acessando a Unidade; pela janela, eles conseguiam fazer pequenos furtos e, depois, a depredação de bens públicos" explica Felipe, sobre a observância das ações dos bandidos.
Ele finaliza dizendo que "a gente acredita que essa grade, na parte interna, conseguirá minimizar ou até cessar essa tipo de ação dos marginais".