Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

AGU dá 72 horas para Meta explicar fim da checagem de informações

Advocacia-Geral da União pede esclarecimentos sobre quais serão as medidas adotadas para proteção dos direitos fundamentais; notificação extrajudicial acontece após Lula se reunir com ministros
10 jan 2025 às 19:04
Por: Band
Foto: Freepik

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta, dona do Instagram, Facebook, Threads e WhatApp, e deu prazo de 72 horas para que a empresa informe quais medidas adotará para proteção dos direitos fundamentais, com respeito à legislação e à Constituição brasileira.  


A formalização da notificação extrajudicial acontece após reunião entre membros do governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar sobre a decisão da Meta de  de encerrar a checagem de fatos em suas plataformas.  


No documento, a AGU diz que manifestações em plataformas digitais "não podem ser realizadas para gerar desinformação sobre políticas públicas nem minar a legitimidade das instituições democráticas, nem causar pânico na população, porquanto tal atuar causa prejuízos concretos ao funcionamento eficiente do Estado Democrático de Direito."


A mudança nesta política da empresa foi anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerber, nesta terça-feira (7). Na prática, a decisão coloca fim na moderação de conteúdo, com o encerramento do programa de checagem de fatos e o relaxamento nos filtros de inteligência artificial.  


No lugar da checagem de fatos, a empresa adotará o método de Notas de Comunidade, no qual os próprios usuários serão responsáveis por denunciar conteúdos considerados nocivos. A mesma política foi adotada pelo dono do X, antigo Twitter, Elon Musk.  

Outras notícias

"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

Líderes evangélicos não descartam Flávio, mas mantêm esperança em Tarcísio

Moraes proíbe manifestações e acampamentos na frente da 'Papudinha'


A AGU pede que a empresa de Zuckerberg informe quais medidas serão adotadas, além das notas de comunidade, para combater a disseminação de violência de gênero, racismo, homofobia, transfobia entre outros crimes que podem ser praticados no ambiente digital.  


"Importa destacar, sobretudo, quais providências que vêm sendo e que serão adotadas a respeito do dever de cuidado com relação à coibição de violência de gênero, proteção contra crianças e adolescentes, prevenção contra racismo, homofobia e transfobia, prevenção contra suicídio, óbices a discurso de ódio, dentre outros temas de direitos fundamentais", diz trecho do documento.  


A AGU requer ainda que seja esclarecido se haverá divulgação de relatório de transparência sobre a checagem de desinformação realizada por notas da comunidade e "sobre quem tem sido colaborador mais comum (se os colaboradores pertencem a esferas diversas e eventualmente divergentes), qual porcentagem de participação cidadã, sobre as contradições eventualmente existentes entre notas da comunidades divergentes, dentre outras informações que demonstrem os resultados das notas da comunidade para verificação da sociedade em geral sobre sua eventual eficácia."

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Vorcaro admite pressão por liquidez em depoimento à PF

Política
Imagem de destaque

Brasil e China articulam ‘não’ ao Conselho da Paz de Trump

Política

Ministros do STF sugerem envio de investigação do Banco Master para 1ª instância

Política

PF vê indícios insuficientes contra Bacelar no caso Master

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Acidente na PR-445 termina em morte e deixa feridos entre Londrina e Cambé

Cidade
Londrina e região

Mutirão da Prefeitura de Londrina facilita negociação de IPTU e outros tributos

Brasil e mundo
Brasil

CNH sem autoescola deixa de ser aplicada e governo fará devassa nos Detrans

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se envolve em grave acidente com suspeita de embriaguez na BR-369

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em residência na zona rural de Ibema

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Podcast Arte do Sabor | EP 8 | Por que existem tantos azeites?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.