O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) esteve em Miami, na Flórida, acompanhado de Paulo Figueiredo, para se encontrar com o líder do PL, Sóstenes Cavalcante.
De acordo com fontes do maior partido de oposição no Congresso, Eduardo quis se inteirar sobre a tramitação da proposta de anistia — que passou a ser chamada de “dosimetria” por pressão do Centrão.
Em publicação no X, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou uma foto ao lado de Figueiredo e Sóstenes. “Todos unidos pela anistia”, escreveu na legenda.
Nos bastidores, parlamentares do PL afirmam que Sóstenes se solidarizou com Eduardo, reconheceu o “sacrifício” que ele tem feito em defesa dos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e do pai, Jair Bolsonaro. O líder do partido se comprometeu a apresentar uma emenda focada na anistia, caso a proposta seja pautada. No entanto, foi franco ao alertar sobre as dificuldades enfrentadas pelos bolsonaristas para que o texto do relator, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), contemple efetivamente o perdão aos condenados.
Aliados relatam que o encontro também teve um puxão de orelha de Sóstenes em Eduardo. O filho do ex-presidente foi advertido de que suas declarações têm causado mal-estar dentro do PL e até irritado Jair Bolsonaro. Eduardo tem provocado fissuras na direita, com críticas públicas a aliados e ameaças de deixar o partido caso não seja candidato à Presidência no lugar do pai em 2026.
Na última segunda-feira (22/9), Sóstenes visitou o ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar. Segundo o parlamentar, Bolsonaro acompanha de perto os desdobramentos políticos e confia no trabalho da Câmara e do Senado para aprovar o texto. “Ele está muito confiante de que possamos avançar com a questão da anistia e tem confiança no trabalho da Câmara e do Senado”, afirmou o líder do PL ao final da visita.