Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Governadores reagem ao anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro

A definição real do xadrez político deve ocorrer apenas em abril de 2026, prazo limite para que os governadores renunciem aos seus mandatos caso desejem disputar a presidência
07 dez 2025 às 09:17
Por: Band
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O cenário para a corrida presidencial de 2026 ganhou novos contornos nesta semana após o anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL)


A movimentação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro gerou reações mistas entre os governadores da direita e centro-direita, variando entre o apoio irrestrito, a manutenção de candidaturas próprias e um estratégico silêncio.


O silêncio de Tarcísio e a resistência de Zema e Caiado


A reação mais aguardada foi a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Considerado pelo PT e por analistas políticos como o nome mais competitivo para enfrentar o presidente Lula, Tarcísio completou 24 horas de silêncio após o anúncio. Mesmo participando de eventos públicos no interior paulista, o governador evitou comentar a entrada de Flávio na disputa.


Em contrapartida, outros governadores que almejam o Planalto foram vocais em manter suas posições. Durante um encontro sobre segurança pública no Rio de Janeiro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que sua pré-candidatura segue inalterada.


"A minha pré-candidatura não muda em nada. Inclusive, quando me lancei, estive com o presidente Bolsonaro comunicando-o. Nós temos a visão de que quanto mais candidatos a direita tiver, melhor", declarou Zema.


Na mesma linha, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), avisou que não recuará e manterá seu nome na disputa pelo Executivo federal.

Outras notícias

Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

Caso Master: PF vai apurar suposta campanha contra o BC nas redes

Lula deve ir aos EUA em março e Trump planeja baile de gala para a recepção


Apoio interno e a "bênção" da família


Dentro do PL, a fidelidade partidária falou mais alto. Os governadores Jorginho Mello (SC) e Cláudio Castro (RJ) manifestaram apoio imediato a Flávio Bolsonaro. Segundo o senador, a escolha de seu nome para a disputa teria sido feita pelo próprio pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.


A ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, também endossou a candidatura, divulgando uma nota de apoio ao enteado, desejando "sabedoria e força" na nova missão.


A cautela do PSD

Outros nomes relevantes do cenário nacional preferiram a cautela. Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR), ambos do PSD — partido presidido por Gilberto Kassab —, adotaram um discurso de postergação.


"Isso vai ser construído lá na frente. Nesse primeiro momento, o meu compromisso é com o Paraná. No ano de 2026 nós vamos discutir 2026", afirmou Ratinho Júnior, indicando que as definições do partido só ocorrerão no ano eleitoral.


"Balão de Ensaio" e a visão do PT


Nos bastidores de Brasília, a leitura de líderes do Centrão (bloco que engloba PP, Republicanos e União Brasil) é de que o lançamento de Flávio Bolsonaro funciona como um "balão de ensaio". O objetivo seria testar a viabilidade e competitividade do senador, que até o momento aparece atrás de outros nomes da direita nas pesquisas de intenção de voto.


Para a liderança do Partido dos Trabalhadores (PT), a estratégia de reeleição de Lula permanece inalterada. Os petistas avaliam que a pré-candidatura de Flávio só se sustentará caso Tarcísio de Freitas decida não concorrer. Na visão do governo federal, o governador de São Paulo continua sendo o adversário mais forte e capaz de unificar a oposição.


A definição real do xadrez político deve ocorrer apenas em abril de 2026, prazo limite para que os governadores renunciem aos seus mandatos caso desejem disputar a presidência.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Moraes exige relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na "Papudinha"

Política
Imagem de destaque

Lula busca maneira polida de recusar convite para conselho de Trump

Política

No Supremo, PF colhe depoimentos no caso da compra do Master pelo BRB

Política

"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.