Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Juiz marca para 22 de outubro depoimento de Lula sobre caças suecos

07 ago 2019 às 22:20
Por: Estadão Conteúdo

O juiz federal da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Oliveira, marcou para dia 22 de outubro o interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu filho, Luís Cláudio, e do casal Mauro e Cristina Marcondes, na ação penal dos caças suecos, na Operação Zelotes. Após o interrogatório dos acusados, a ação entra em sua etapa final, com a apresentação das alegações finais - último ato dos acusados e do Ministério Público Federal antes da sentença.

Lula e Luís Cláudio são acusados de negociar e receber R$ 2,5 milhões do casal de lobistas Mauro Marcondes Machado e Cristina Mautoni, também denunciados, a pretexto de influenciar a prorrogação, pelo governo, de incentivos fiscais a montadoras de veículos e a compra dos caças Gripen, da sueca Saab, por US$ 5,4 bilhões. O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo em série de reportagens publicada em 2015.

O interrogatório do ex-presidente já chegou a ser adiado duas vezes, nesta ação penal, por decisões do desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A realização da audiência com os réus se arrasta desde o fim de 2017, após as decisões do desembargador.

O magistrado havia considerado que os interrogatórios só poderiam acontecer após o depoimento de todas as testemunhas. Neste caso, faltavam declarações de pessoas que estavam no exterior.

Na mesma decisão, o desembargador fixou prazo de quatro meses para que as cartas rogatórias internacionais fossem cumpridas e as testemunhas prestassem seus depoimentos.

Outras notícias

PF prende ex-assessor Filipe Martins após determinação do STF

Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

Nicolás Maduro se diz disposto a negociar com os EUA sobre o narcotráfico

O juiz Vallisney relata que "as cartas rogatórias visando à inquirição das testemunhas residentes no Reino Unido e na França foram expedidas em outubro de 2017, ou seja já transcorreu 01 (um) ano e 08 (oito) meses do atol e inexiste qualquer previsão de cumprimento das diligências com grave violação ao princípio da razoável duração do processo e da efetividade/economia processual".

Segundo o magistrado, o "que não se pode admitir é a indefinida suspensão/sobrestamento deste feito à espera da boa vontade de países soberanos, cujas autoridades não se dispuseram a dar celeridade aos atos de cooperação, do mesmo modo como fizeram as autoridades suecas, impondo-se a continuidade do processo (parágrafo único do art. 222-A do CPP), porquanto presentes nos autos depoimentos aptos a esclarecer os pontos sustentados pelas defesas como caracterizadores da imprescindibilidade das oitivas das testemunhas residentes no exterior, conforme acima explanado, bem como por não haver prejuízo à Defesa que se colha o depoimento dos réus por economia processual".

"O que não se pode é esperar eternamente o cumprimento de diligência internacional sem perspectiva alguma de cumprimento nos próximos meses ou anos. Entendo satisfeita, assim, a exigência constante das decisões do eminente Desembargador Federal do TRF la Região, uma vez configurada, no caso concreto, a hipótese de não cumprimento do ato rogado em prazo razoável, hipótese apta a ensejar o prosseguimento da instrução mesmo sem o retorno das missivas internacionais", anotou.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Moraes autoriza general Paulo Sérgio a trabalhar e a ler para reduzir pena

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro passará o Réveillon internado para tratar soluços e apneia grave

Política

Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

Política

Médicos finalizam procedimento para amenizar crises de soluço de Bolsonaro

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Homem morre ao ser decapitado no bairro Universitário em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Cidade

Tenente Rhuan Marco detalha prisão de homem que decapitou vítima em Cascavel

Cidade
Cascavel e região

Médico do Siate detalha atendimento a homicídio com decapitação em Cascavel

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.