Todos os locais
Todos os locais
Política

Justiça eleitoral realiza teste de integridade das urnas em Londrina

25 out 2022 às 11:40
Por: Portal Tarobá

A Justiça Eleitoral de Londrina realizou o teste de integridade de urnas eletrônicas nesta terça-feira (25). A auditoria pública selecionou, de forma aleatória, seis aparelhos que foram retirados de um depósito onde ficam armazenados após receberem os dados dos candidatos e serem lacrados. 


Foram analisados o caderno de votação com os nomes de eleitores da seção, verificou-se se os equipamentos estavam lacradas, se estavam funcionando normalmente, foi feito o teste de teclado, extraída a zeréssima, verificação de fotos e dados dos candidatos e se votos foram computados de forma correta.


O teste foi aberto ao público, mas apenas juízes eleitorais, promotores, funcionários do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e imprensa participaram. Nenhum eleitor ou representante de partido esteve presente.  


"As pessoas que questionam a integridade, não vêm ver como os aparelhos funcionam. Se tem dúvidas recomendamos que a pessoa se inscreva como mesária voluntária, assim terá toda a noção de funcionamento e ainda terá acesso ao boletim da urna que vai comprovar que os votos do equipamento são os mesmos enviados ao TSE", explicou o juíz eleitoral, Maurício Boer. 


Londrina e Tamarana tem 1.282 urnas que serão distribuídas em 150 seções eleitorais. Em Londrina, o segundo turno terá transporte público de graça ao longo de todo o domingo (30). A medida atende um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). 

Outras notícias

Prefeito de BH é internado com insuficiência respiratória aguda

Cidade do Rio cria comitê preparatório para Cúpula do Brics

Governo brasileiro divulga uma nota de repúdio ao ataque de Nova Orleans


No teste de integridade os equipamentos foram ligados e na sequência os próprios aparelhos pediram para fazer um teste de teclado e emitiu uma mensagem que estará habilitado para funcionar apenas no dia 30 de outubro. O lacre e o cartão de memória que será utilizado na eleição foram removidos e no lugar foram inseridos cartões específicos da auditoria. O procedimento terminou com a votação simulada, com números reais de candidatos. Depois do teste, os lacres não serão reaproveitados. 


A expectativa é que o segundo turno tenha filas menores se comparado com o primeiro turno em razão do número menor de candidatos que o eleitor paranaense deverá escolher e porque o TRE-PR cobrou empresas terceirizadas para melhorarem a qualidade do transporte de equipamentos. 


"No primeiro turno tivemos cinco candidatos e a coleta de votos tomou tempo. Muito eleitores chegavam na hora e não tinham os números, o que acabou tomando muito tempo. Como agora, no Paraná, os eleitores votarão apenas para cargo de presidente da república, a votação será mais rápida", detalhou o juíz eleitoral, Maurício Boer. 


Boer ressaltou a integridade das urnas. 


"Nenhuma auditoria descobriu qualquer irregularidade. O Tribunal de Contas da União (TCU) comparou o boletim da urna com os dados que chegaram no TSE, para saber se houve algum desvio, e estava tudo correto. Esperamos que não haja nenhum questionamento", concluiu o juíz eleitoral.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Prefeitura de SP apresenta ações prioritárias para começo de gestão

Política
Imagem de destaque

Ex-vereadora leva embora privada e pias de gabinete na Câmara de São Paulo

Política

TSE cita diversidade e rejuvenescimento de eleitos empossados hoje

Política

Prefeito e vereadores eleitos tomam posse em São Paulo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Incêndio destrói pastelaria no Centro de Ibiporã; veja imagens do local

Brasil e mundo
Brasil

Jovem baleado por pisar em pé de traficante em baile funk tem morte cerebral

Cidade
Londrina e região

‘Muito ciumento’ diz mãe de jovem encontrada morta com o rosto desfigurado

Cidade
Cascavel e região

Criança de cinco anos é abusada sexualmente por adolescente de 13 anos

Cidade
Londrina e região

Flagra: motoristas rampam em quebra-molas instalado no meio da PR-445

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.