Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Líder do PT quer derrubar portarias que anulam declarações de anistias

08 jun 2020 às 21:55
Por: Estadão Conteúdo

O líder do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), apresentou projeto de decreto legislativo nesta segunda-feira, 8, para sustar portarias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que anularam 295 declarações de anistias políticas. A pasta de Damares Alves retirou as anistias de cabos da Aeronáutica com a justificativa de que "não há comprovação da existência de perseguição exclusivamente política no ato".

"Apresentei projeto de decreto legislativo que susta as portarias da ministra Damares Alves, que anulam a condição de anistiados políticos de centenas de brasileiros, vítimas da ditadura civil-militar que governo Bolsonaro tanto insiste em invisibilizar e não reconhecer", informou Verri pelas redes sociais. Na justificativa da proposta, o deputado destaca que a prerrogativa de anistia está prevista na Constituição de 1988 e que as portarias anulam conquistas democráticas.

"Ações como essas, adotadas pela Ministra que deveria fortalecer a defesa dos direitos fundamentais, mostram o total descompasso do Governo Federal com a realidade nacional e internacional, onde o totalitarismo ou a tentativa de reescrever a história efetivamente ocorrida não encontram mais guarida nas Nações que olham para a frente e divisam sempre, o fortalecimento das suas bases democráticas", escreveu.

As portarias do ministério de Damares foram publicadas nesta segunda-feira no Diário Oficial da União e foram editadas após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar a revisão caso a caso de mais de 2,5 mil anistias. De acordo com a pasta, "rever essas anistias, que custam R$ 31,5 milhões por mês para Aeronáutica, é uma das frentes de trabalho do ministério".

A anulação tem base em uma portaria de 1964 que limitou o tempo de serviço militar a oito anos. Na época, cabos da Aeronáutica pediram o benefício argumentando que a portaria que os desligou era uma forma de perseguição política contra a categoria. Pela lei atual, são considerados anistiados quem sofreu perseguição exclusivamente por motivos políticos de setembro de 1946 a outubro de 1988.

Outras notícias

Malafaia critica indicação de Flávio Bolsonaro à Presidência: “Não cola”

Se UE não fechar agora acordo com Mercosul, Brasil não fará mais, diz Lula

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado de cargo na Alerj

Entendimento da Advocacia-Geral da União (AGU) justifica, contudo, que a portaria de 1964 se baseou em tempo de serviço, e não em perseguição política. Pela decisão de Damares, as indenizações estão suspensas, mas os cabos não precisarão devolver o benefício já recebido.

Além do líder do PT, o fim das anistias também foi criticado pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que é formado em História pela Universidade Federal Fluminense. "Indenizar as vítimas dos crimes da ditadura é um dever histórico e humano do Estado brasileiro. Quando a ministra dos DH, Damares Alves, suspende o auxílio pago a 295 ex-cabos da Aeronáutica que foram perseguidos pelo regime, o Estado brasileiro volta a compactuar com o crime", escreveu em suas redes sociais.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal

Política
Imagem de destaque

Ramagem fugiu pela Guiana sem passar por fiscalização, confirma PF

Política

Deputada estadual do RJ se torna ré por envolvimento com milícia

Política

Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Pai e filho estão entre os mortos em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta na Gleba Palhano: ataque de pitbull mobiliza moradores e CMTU em Londrina

Cidade
Londrina e região

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.