Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Maioria de tuítes de ato pró-governo veio de robôs

04 abr 2020 às 08:41
Por: Estadão Conteúdo

Pelo menos 55% dos tuítes com a hashtag #BolsonaroDay publicados no dia das manifestações pró-governo de 15 de março saíram de perfis automatizados ou robôs, de acordo com levantamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP). O estudo identificou 66 mil contas que, sozinhas, foram responsáveis por cerca de 1,2 milhão de postagens.

A pesquisa, coordenada pelas professoras Isabela Kalil (FespSP) e Marie Santini (UFRJ), aponta que os robôs que usaram a hashtag #BolsonaroDay publicaram, em média, 700 tuítes no dia 15 de março. As contas automatizadas mais ativas chegaram a postar mais de 1,2 mil tuítes nessa data.

A grande quantidade de tuítes por conta em apenas um dia é indício de automação, segundo as pesquisadoras. De acordo com o estudo, usuários comuns publicam de três a dez vezes no Twitter por dia; perfis mais ativos chegam a 50 tuítes diários.

O estudo mostra a formação de uma "tropa cibernética" com uso expressivo dos chamados robôs e ciborgues. Os primeiros são contas que publicam, de forma automática, mensagens escritas com uso de inteligência artificial; os segundos, perfis que postam tuítes elaborados por humanos, mas também de maneira automatizada.

"As chamadas 'tropas cibernéticas' ou exércitos virtuais são comumente utilizados nas redes sociais para ativar a militância online a favor do governo e falsificar a opinião pública", afirma a pesquisa.

Outras notícias

Malafaia critica indicação de Flávio Bolsonaro à Presidência: “Não cola”

Se UE não fechar agora acordo com Mercosul, Brasil não fará mais, diz Lula

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado de cargo na Alerj

Para identificar as publicações de perfis inautênticos, as pesquisadoras utilizaram o software Gotcha, desenvolvido pelo Laboratório de Microssociologia e Estudo de Redes (NetLab) da UFRJ, em parceria com a Twist System, uma startup de ciência de dados. O índice de acerto é 80%.

O estudo também analisou tuítes com as 30 principais hashtags de apoio ao presidente Jair Bolsonaro entre 1.º de janeiro e 15 de março. A pesquisa identificou alguns padrões de comportamento nas postagens. Um deles é o de "campanha permanente": isso significa adotar métodos de campanha mesmo fora do período eleitoral, com uso da militância virtual para atacar adversários. "O objetivo é provocar o 'contágio' emocional e respostas viscerais do público, como raiva, medo, desorientação, negacionismo e indignação", afirmaram as pesquisadoras.

Em nota, o Twitter afirma que "inferências como essa não levam em consideração as medidas defensivas" da plataforma para "garantir que o conteúdo automatizado não influencie as conversas" na rede social. A empresa diz ainda que não encontrou manipulação coordenada generalizada nos tweets com a hashtag citada, mas que "seguirá acompanhando de perto as conversas sobre o tema na plataforma."

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal

Política
Imagem de destaque

Ramagem fugiu pela Guiana sem passar por fiscalização, confirma PF

Política

Deputada estadual do RJ se torna ré por envolvimento com milícia

Política

Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Pai e filho estão entre os mortos em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta na Gleba Palhano: ataque de pitbull mobiliza moradores e CMTU em Londrina

Cidade
Londrina e região

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.