Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Mauro Cid prestará depoimento para Moraes após PF apontar contradições em delação

O ministro cobrará explicações do ex-assessor de Jair Bolsonaro
21 nov 2024 às 09:06
Por: Band

Mauro Cid e Alexandre de Moraes vão ficar frente a frente nesta quinta-feira (20), no Supremo Tribunal Federal. O ministro vai cobrar explicações do ex-assessor de Bolsonaro, que corre o risco de voltar para a cadeia. Para a Polícia Federal, Cid escondeu informações sobre um plano de golpe de Estado, que previa matar Lula, Alckmin e Moraes.


O trabalho aqui, no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, foi apontado pelos delegados como "decisivo" para descobrir os detalhes da trama montada, de acordo com a polícia federal, para assassinar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes.


Ao mesmo tempo em que os suspeitos eram ouvidos, os peritos cruzavam os depoimentos com informações dos celulares. Como milhares de dados foram apagados, a PF recorreu ao Cellebrite Premium, um software israelense capaz de recuperar tudo o que foi apagado. Isso ajudou a polícia a descobrir onde estavam posicionadas as pessoas que, de acordo com a investigação, planejaram prender ilegalmente o ministro do STF no dia 15 de dezembro de 2022.


O tenente coronel Rafael de Oliveira, preso nesta terça-feira (18), por exemplo, segundo a investigação da Polícia Federal, chegou a pesquisar as entradas e saídas da residência oficial de Alexandre de Moraes e percorreu esses locais. Também segundo o inquérito, ele falsificou uma carteira de motorista para conseguir uma linha de celular, mas foi descoberto pelos peritos a partir da impressão digital do dedo que segurou o documento.


Mauro Cid, ex ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, é figura central na investigação, segundo a PF. Diante das informações encontradas no celular dele - e que não foram confirmadas nos depoimentos - a expectativa da Polícia Federal é de que o ministro Moraes revogue a delação premiada e o militar volte para a cadeia. 

Outras notícias

Moraes determina envio de documentos para pedido de extradição de Ramagem

CCJ do Senado vai barrar trechos que diminuem pena para corrupção

Defesa pede nova autorização para cirurgia de Bolsonaro após exames


Normalmente, depoimentos do tipo são feitos com juízes auxiliares. Para a defesa de Cid, não há motivos para que ele seja preso novamente. Outro suspeito considerado "importante" pelos delegados é o general da reserva Mário Fernandes, que foi preso nesta terça ao lado de outros três militares da tropa de elite do exército e um agente da PF. O material recuperado de computadores e do celular dele mostram, de acordo com os investigadores, "o radicalismo" do militar e do grupo.


Em uma conversa com Cid em 8 de dezembro de 2022, ele faz ataques à lula, então presidente eleito. Diz que não pode perder a oportunidade antes da diplomação do vagabundo, qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro, antes da posse presidencial. E cita a passagem de comando das forças armadas, que ocorreu no fim do ano. "20, 20 e poucos, e aí, já vão passar o comando para aqueles que já estão sendo indicados para o eventual governo do presidiário. E aí tudo fica mais difícil, cara, para qualquer ação.”


A promessa da PF é finalizar o inquérito do 8 de janeiro nesta semana. São quase 800 páginas que serão entregues para o relator do caso no STF, o ministro Alexandre de Moraes.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Carla Zambelli renuncia ao mandato; Câmara dará posse ao suplente

Política
Imagem de destaque

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

Política

Hugo Motta restabelece escolta de deputada do PSOL alvo de ameaças

Política

Trump diz que ações terrestres ocorrerão “muito em breve” na Venezuela

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.