O Legislativo retoma as sessões ordinárias nesta segunda(5), depois do recesso iniciado em 17 de julho. O único faltoso deverá ser o vereador Roberto Parra(MDB). Ele está na Itália desde o começo do mês em viagem particular com a família, ficando duas semanas no exterior. Suas despesas são bancadas com dinheiro particular. Os colegas votarão proposta polêmica de Jorge Bocasanta(PROS), que defende o fornecimento de medicamentos das farmácias básicas também ao usuário que apresentar receita de médico particular. Hoje são beneficiadas apenas prescrições via SUS. Os parlamentares Misael Júnior, Alécio Espínola e Josué Souza defenderão aprovação de homenagens ao ex-prefeito Octacílio Mion, já falecido, e Tiago Amorim Novaes, ex-deputado assassinado em 2001.
O Portal Tarobá News ouviu os políticos e constatou preocupação na avaliação do desempenho neste mandato. Eles estão de olho numa provável reeleição, em outubro de 2020. Por enquanto, o único decidido a não tentar o posto pela terceira vez é o reeleito Paulo Porto. O comunista confirma interesse em disputar a prefeitura, pelo PCdoB, com o apoio do PT. Entre os indecisos estão Nadir Lovera(AVANTE), Bocasanta(PROS), de olho no Progressista; Rômulo Quintino(PSL), avaliando questões familiares e empresariais. Citado nas especulações como nome ao cargo de vice prefeito, ele não permanecerá na atual sigla. O representante do Progressista, Mauro Seibert, se inclui no grupo dos possíveis desistentes.
Quem disputará?
O Portal Tarobá News constatou que 16 vereadores planejam a reeleição. Todos destacam que enfrentarão pleito difícil, o primeiro sem a possibilidade de coligação e na onda das mudanças do falido sistema político. Outro sério problema serão os candidatos novos, donos de boa densidade eleitoral e alavancados no discurso da renovação.
Candidatos 2020
Alécio Espínola/PSC
Parra/MDB (poderá mudar de artido)
Rafael Brugnerotto/PSB
Aldonir Cabral/PDT (poderá trocar de partido, acompanhando o ex-prefeito Edgar Bueno)
Valdecir Alcântara/PSL
Carlinhos Oliveira/PSC
Misael Júnior/PSC
Policial Madril/PMB (trocará de partido)
Olavo Santos/PHS (vai filiar no PROS)
Pedro Sampaio/PSDB
Fernando Hallberg/PDT
Contador Mazutti/PSL
Celso Dal Molin/PL
Josué Souza/PTC (pode trocar para PSD ou PTB)
Jaime Vasatta/PODEMOS
Serginho Ribeiro/PL