Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Senado aprova cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais

Texto segue para sanção presidencial
25 jun 2025 às 09:59
Por: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Os conselhos de administração de estatais deverão ter, obrigatoriamente, 30% das vagas destinadas a mulheres, incluindo reserva específica para mulheres negras ou com deficiência.


A medida está no Projeto de Lei (PL) 1.246/2021, aprovado nesta terça-feira (24) pelo Senado Federal. O texto, de autoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), segue agora para sanção presidencial.


A votação foi conduzida pela senadora Leila Barros (PDT-DF), líder da bancada feminina. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a mobilização das parlamentares para que o projeto fosse pautado.

A proposta busca aumentar a representação feminina nos espaços de gestão das grandes empresas estatais. Segundo o IBGE, em 2024, mulheres ocupavam apenas 39,3% dos cargos gerenciais, apesar de serem a maioria da população.


Isso é justiça. Isso é meritório”, afirmou Leila Barros, ao destacar que, sem o projeto, a mudança poderia demorar décadas. A medida pretende corrigir desigualdades estruturais e garantir equidade de gênero e inclusão nos altos cargos públicos.

Outras notícias

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

Ministro proíbe repasse de emendas para Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Gilmar Mendes nega pedido da AGU para rever decisão sobre impeachment




Regras



O texto abrange empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias e controladas. Também são abarcadas outras companhias em que a União, os estados, os municípios ou o Distrito Federal detenham a maioria do capital social com direito a voto.


A adoção da cota para mulheres será gradual, ao longo de três anos. Mulheres deverão ocupar, no mínimo, 10% das vagas no primeiro ano, 20% no segundo e, finalmente, 30% no terceiro.


Dos postos reservados, 30% serão destinados a trabalhadoras autodeclaradas negras ou com deficiência. A política de cotas deverá ser revisada após 20 anos.


De acordo com o projeto, o conselho que infringir as regras ficará impedido de deliberar sobre qualquer matéria. Apesar de a obrigatoriedade ser para estatais, o Poder Executivo fica autorizado a criar incentivos para que as empresas privadas também adotem a reserva de postos femininos.


A iniciativa exige ainda que sejam divulgadas anualmente informações sobre a presença feminina nos níveis hierárquicos tanto das estatais quanto das empresas abertas.


Deverá ser publicada a proporção de mulheres nos cargos da administração, a remuneração conforme o cargo e o gênero, além da evolução desses indicadores ao longo dos exercícios dos conselhos.


A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que a medida é necessária para garantir, de fato, a representatividade de mulheres em cargos de gestão, o que não ocorreria de forma natural.


"Deixe-me dizer uma coisa: se nós não tivéssemos batido o pé nos últimos 30 anos como nós batemos para chegar a esta Casa, não estaria aqui hoje uma senadora conservadora falando", argumentou.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Haddad se reúne com representante dos EUA e avança parceria anticrime

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Política

Bolsonaro quer remarcar visita de Carlos para coincidir com aniversário

Política

Congresso aprova MP do licenciamento ambiental especial

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Brasil e mundo
Brasil

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.