Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Votação de Fundo Especial do Sistema Único de Segurança ocorre hoje

09 set 2019 às 10:01
Por: Redação Tarobá News

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vota na sessão plenária desta segunda-feira (9) cinco emendas ao projeto que cria o Fundo Especial do Sistema Único de Segurança Púbica (Funsus/PR) e seu Conselho Estadual. Sua criação é obrigatória para que o Estado possa receber recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

O governo estima que, já neste mês de setembro, o Estado receberá entre R$ 11 milhões e R$ 15 milhões, que serão usados na compra de equipamentos de segurança – armas, coletes e outros itens essenciais para a melhoria e modernização das forças policiais.

“Estamos atendendo os requisitos exigidos pelo governo federal para habilitar o Estado a receber, já no próximo mês, recursos do FNSP, que serão utilizados para reequipamento, manutenção, treinamento e infraestrutura da Segurança”, explicou o governador Carlos Massa Ratinho Junior quando enviou a mensagem à Alep. Na ocasião ele também reforçou a necessidade de celeridade na votação para que o repasse possa ser feito ainda em setembro. Após este prazo, o Estado só terá nova chance no final do ano.

O projeto de lei 566/2019, de iniciativa do Poder Executivo, foi retirado de pauta por uma sessão na última quarta-feira, a pedido do líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), para exame das emendas.

Uma das emendas, do deputado Do Carmo (PSL), destina entre 10% e 15% dos recursos a programas de habitação e melhoria da qualidade de vida dos profissionais. Emenda similar dos deputados Goura (PDT) e Delegado Recalcatti (PSD), destina os mesmos percentuais a programas de habitação, melhoria da qualidade e inclui também programas voltados à saúde desses profissionais.

Outras notícias

Defesa pede nova autorização para cirurgia de Bolsonaro após exames

Carla Zambelli renuncia ao mandato; Câmara dará posse ao suplente

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O deputado Bakri propôs a inclusão de um representante do Poder Judiciário no conselho estadual do Funsus, que também terá um membro da Guarda Municipal, se o plenário aprovar emenda do deputado Recalcatti. Uma última emenda, apresentada pelo líder do Governo, faz ajustes formais ao texto para adequá-lo à lei federal.

Vinculado à Secretaria de Segurança, o Funsus/PR terá como propósito gerir os recursos que serão repassados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública. O dinheiro será empregado em ações, programas e projetos de combate à criminalidade e prevenção da violência, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Segurança e Defesa Nacional.

“É uma iniciativa de grande relevância para o Estado e para a população”, afirmou o deputado Hussein Bakri. “Temos pressa na sua implementação, pois a legislação estabelece a criação do Conselho e Fundo próprios como pré-requisito para que entes federados recebam os recursos do FNSP. Por isso solicitamos que o projeto fosse examinado em regime de urgência”, acrescentou o líder do Governo, referindo-se à Lei Federal 13.756, de dezembro de 2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública e criou a Política Nacional de Segurança e Defesa Social, que são vinculados ao Ministério da Justiça.

O Conselho Estadual do Funsus/PR será constituído por representantes da Secretaria de Segurança, das polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, dos policiais, entidades civis ligadas à segurança e o coordenador estadual dos conselhos comunitários de segurança pública.


ALEP

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Hugo Motta restabelece escolta de deputada do PSOL alvo de ameaças

Política
Imagem de destaque

Trump diz que ações terrestres ocorrerão “muito em breve” na Venezuela

Política

Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli

Política

Defesa de Bolsonaro pede autorização para realizar exame na prisão

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Cascavel e região

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.