A Rose e o Armando têm uma start up, a Aquaconte. Eles são pai e filha e ele desenvolveu um infiltrador de água que pode ajudar a resolver o problema dos alagamentos urbanos e até evitar erosão em áreas rurais e fundos de vale.
O equipamento é feito com anéis de PVC moduláveis e foi projetado para dar vasão a um volume de água duas vezes maior do que o que entra pelo cano. No ano passado, o dispositivo foi colocado em uma das rotatórias da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a diferença foi explícita nos dias de chuva. Nas residências o modelo é outro, foi adaptado para funcionar também como cisterna.
Em outro exemplo, eles mostram o efeito do infiltrador em lavouras, fundos de vale ou qualquer outra região propensa a erosão. Com o aparelho, os dois litros de água foram drenados em 50 segundos. Sem, levou pouco mais de 3 minutos. Mas os benefícios vão muito além da rapidez com que a água é escoada.
Nos últimos três anos, três empresas graduadas na ENTUEL foram compradas por grandes corporações a um valor aproximado de R$ 10 milhões. No estado, são 17 incubadoras e a da UEL é uma referência. Para fazer parte parte do programa é preciso passar por um processo seletivo. Este ano, as inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro, são seis vagas.
Confira mais informações no vídeo acima.
(Colaboração Larissa Trevisan)