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Trânsito

Estado investe R$ 7,8 milhões em melhorias em rodovia de Missal a Esquina Céu Azul, no Oeste

08 jul 2021 às 16:37
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: DER -

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está investindo R$ 7.845.922,91 para realizar melhorias em 25,41 quilômetros da PR-495, de Missal até Esquina Céu Azul, acesso para Santa Helena e Diamante D’Oeste, na região Oeste do Estado.

São serviços de remendos profundos e superficiais, reperfilagem, microrrevestimento, desconfinamento lateral de bordo, drenagem transversal e longitudinal, e sinalização horizontal, realizados pelo lote 15 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do DER/PR.

“Com esse investimento deixamos a rodovia PR-495 em condições seguras para escoar a produção agropecuária local, além de atender o tráfego de longa distância que vem de Foz do Iguaçu ou de Guaíra”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

“E dessa maneira também apoiamos o desenvolvimento e retomada do turismo local. A Costa Oeste paranaense tem ótimas perspectivas para recuperar seus visitantes e ampliar o movimento, e encontrar uma estrada segura e confortável até o seu destino e melhorar a experiência do turista, que com certeza irá voltar em outros anos e recomendar a região para outras pessoas”, acrescenta.

O trecho atendido começa em Missal, no entroncamento com a PR-497, em frente ao Parque Municipal Frederico Buche, passa pelo distrito de Dom Armando, e pelas comunidades de Santa Terezinha e Moreninha, terminando no entroncamento com a PR-488 em Esquina Céu Azul.

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“Os serviços de conservação do DER contemplam inclusive os trechos urbanos dessa rodovia, que em localidades com menos habitantes acaba se tornando uma avenida principal, concentrando o comércio e o setor de serviços. Realizamos todas as melhorias necessárias, deixando o pavimento em boas condições para atender a combinação de tráfego de longa distância e o tráfego local, característica destes trechos”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

SERVIÇOS – Alguns dos serviços previstos no programa COP são executados de maneira pontual, como os remendos, enquanto outros não são necessários nos trechos urbanos onde não há camada vegetal, como o desconfinamento lateral de bordo. Praticamente toda a extensão do trecho entre Missal e Esquina Céu Azul foi contemplada com melhorias, de acordo com a necessidade.

Na drenagem longitudinal, drenos são instalados sob a superfície, no encontro entre o pavimento e o terreno natural, ou entre o acostamento e o terreno natural, ao longo da pista. Já na drenagem transversal os drenos cruzam o pavimento, exigindo que uma pequena parte dele seja demolida para execução dos trabalhos, e recomposta na sequência. Ambos serviços ajudam a rebaixar águas subterrâneas, que poderiam danificar a base ou sub-base da rodovia.

O desconfinamento lateral de bordo consiste na remoção de uma camada superficial de solo ao lado da pista, facilitando o escoamento de água e preservando as condições da rodovia.

Para atender diretamente o pavimento, inicialmente foram executados os remendos superficiais e remendos profundos, de acordo com a necessidade de cada trecho. Os remendos profundos resolveram problemas como buracos e afundamentos, agindo na correção da base ou sub-base do pavimento, enquanto os remendos superficiais substituíram o revestimento danificado da pista.

Os outros serviços realizados diretamente no pavimento foram trechos alternados de reperfilagem e microrrevestimento. A reperfilagem consiste na aplicação e compactação de uma nova camada de em média 2,5 centímetros de Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) para correções de defeitos na superfície. No caso do microrrevestimento, após sanadas as patologias, uma camada de 8 milímetros é aplicada sobre o pavimento, tendo função preventiva contra o desgaste natural e ação do clima, bem como melhora da aderência pneu-pavimento, principalmente em condições chuvosas onde há risco de aquaplanagem.

Os trabalhos são finalizados com a aplicação de uma nova pintura horizontal para sinalização, e instalação descontínua de tachões refletivos no eixo da rodovia, garantindo ainda mais segurança aos usuários, principalmente à noite.

Cerca de 24 quilômetros já estão concluídos, restando somente um trecho de 1 km em Moreninha, onde já foram executados os serviços de remendos superficiais, com previsão de realizar ainda microrrevestimento e sinalização horizontal até setembro deste ano, assim que as temperaturas subirem. Os trabalhos não foram concluídos imediatamente para permitir que obras municipais fossem realizadas no local.

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