O Grupo Tarobá de Comunicação recebeu, nesta quarta (06), nos estúdios do Tarobá Notícia, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El Kadre, que comentou sobre os assuntos discutidos na reunião.
Segundo ele “o governador falou, aos quatro ventos, que é uma obra que ele vai fazer. Durante a reunião, no entanto, é aquela conversa: ‘é difícil, a gente não consegue, nós temos que pleitear, o governo estadual está empenhado...”
El Kadre conta que, em conversa com o deputado Sandro Alex, a equipe presente na reunião, exigiu uma resolução da questão: “tudo dá pra ser resolvido. Nós estávamos com três deputados, juntos, várias lideranças de Londrina e dá para se ter uma solução”.
Marcelo conta que teve uma outra agenda com o governador, na ocasião, e que, em conversas, o governador havia dito: “que este é um compromisso que eu tenho com a cidade e com o norte do estado”.
Marcelo reforçou que é necessário parar com a vitimização de achar que tudo é difícil ou não dá. “Nós vamos conseguir”, reforça.
“Eu pedi aos meus pares, ontem, isso: para que a gente entre numa somatória de forças, para alcançarmos esse objetivo”.
El Kadre conta que o tom da reunião não foi o de cobrança, mas o de solidariedade, de reforço em se trabalhar junto: “nós propusemos trabalharmos juntos (...) nossos deputados e a sociedade civil organizada de Londrina e região que está empenhada e disposta a resolver o problema”.
Sobre os investimentos, Marcelo comenta:
“Infraestrutura. Nós somos muito bons na produção, somos muito bons em vender o que a gente faz, mas temos dificuldade em transportar; em chegar até o porto. Então eu tenho certeza, porque o governador foi muito claro, depois, no Palácio: ‘é uma obra que eu assumi o compromisso e vou fazer de qualquer maneira’ e isso nos tranquiliza muito”.
Sobre o trecho Irerê – Lerroville, El Kadre comenta sobre a questão dos investimentos estaduais serem feitos em uma obra que será licitada e gerará benefícios para quem assumir o pedágio.
“Há uma diferença do pedágio. É um pedágio de manutenção, porque a obra (o trecho de Irerê) já está pronta. O governo do estado vai ao tribunal, e nós vamos juntos, para viabilizar uma tarifa de manutenção”.