Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Comportamento

Como usar as férias para se preparar para o Enem e vestibulares

06 jun 2019 às 13:43
Por: Redação Tarobá News

O ritmo é intenso para os vestibulandos: aulas presenciais, provas escolares, simulados e maratonas de conteúdo. Quando chegam as férias de meio de ano, fica a dúvida: se desconectar totalmente ou pisar fundo no acelerador, já que haverá mais tempo disponível? Nem a primeira e nem a segunda opção, na verdade. O ponto principal é o equilíbrio, assim o estudante retornará com as energias carregadas para a reta final de preparação.

O planejamento deve ser feito e executado pelos vestibulandos mesmo em períodos de férias escolar. É necessário ter hora para acordar, estudar e descansar. Portanto, o ideal é que você, vestibulando, monte seu cronograma para o mês de julho e defina o que estudar para o Enem e para outros vestibulares. Se houver mais dificuldades em determinadas disciplinas, pode ser uma boa alternativa focar nessas matérias, mas não se esqueça também de revisar outros conteúdos ㅡ até mesmo porque as provas normalmente são multidisciplinares.

O equilíbrio é fundamental e, por esta razão, os vestibulandos não devem se desligar dos estudos, mas também não devem estudar mais do que se está acostumado. O excesso de carga-horária, inclusive, pode ser prejudicial. Uma vez que o estudante volta cansado das férias, ele terá menos energia para continuar a etapa final, repleta de muitas emoções, nervosismo e ansiedade.

Se for viajar por um curto período de tempo, o ideal é que o vestibulando se desconecte e aproveite a família ou os amigos. No caso da viagem ocupar todo o mês de férias, é importante se programar para definir horários de estudo. Se não houver essa possibilidade, ainda é possível encontrar métodos para aprender informações novas por meio do entretenimento e a cultura. Visitar museus e monumentos históricos, ver filmes relacionados com história e geografia, conhecer exposições de arte e assistir peças de teatro são boas alternativas para se divertir e aprender.

Também é importante avaliar o uso do tempo no primeiro semestre e nas primeiras semanas das férias escolares. Se o aluno utilizou esse tempo para não fazer outra coisa senão estudar, é hora de desacelerar. “Todo mundo deve ter pelo menos uma semana de descanso completo, para relaxar e curtir. Mas é para curtir mesmo, sem levar apostila e nem pensar em estudar. A máquina precisa aliviar”, afirmou o coordenador do cursinho Anglo em São Paulo, Alberto Francisco do Nascimento, em entrevista para o Guia do Estudante.

Se, por outro lado, as primeiras semanas foram reservadas para diversão, é o momento de voltar a aquecer para o segundo semestre. Começar a estudar em um determinado período do dia, como de manhã ou a tarde, é uma forma de sinalizar para o organismo que agora é importante focar na preparação para o vestibular. Em suma: não existe nenhuma fórmula. O vestibulando precisa apostar no equilíbrio e fazer uma análise para saber o que é melhor para ele, com cuidado para não pecar pelo excesso.

Veja também

Relacionadas

Comportamento
Imagem de destaque

Empresário Luciano Hang visita Grupo Tarobá de Comunicação

Comportamento
Imagem de destaque

Você sabe a importância do networking para sua vida?

Comportamento

Como limpar sofá: confira as melhores soluções caseiras!

Comportamento

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Cascavel e região

Homem é encontrado morto no banco traseiro de carro carbonizado em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.