Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel

Rede de apoio tem vários caminhos para tirar cidadão das ruas em Cascavel

18 nov 2023 às 10:14
Por: Portal Tarobá
Secom

Cascavel pavimentou, ao longo dos últimos anos, uma série de caminhos que promove um resgate social e dá oportunidades às pessoas em situação de rua para recomeçarem suas vidas com dignidade. Uma sólida rede de apoio composta por equipes multidisciplinares leva carinho, atenção e amor para que essas pessoas tenham uma vida nova.


E o auxílio a essas pessoas acontece no momento que for necessário. O Programa de Abordagem Social oferece o serviço 24 horas. É só acionar o plantão pelo telefone (45) 98431-6376. Os profissionais identificam as pessoas em situação de risco e encaminham para os atendimentos na Rede Socioassistencial e Intersetorial. Desde o dia 1º de janeiro de 2023 até ontem (16), o serviço prestou atendimento a 1.253 pessoas em situação de rua.

 

“Aqueles que querem trabalhar, que procuram oportunidades, aqui é o lugar. Temos condições de atender a essas pessoas e dar os encaminhamentos necessários para uma nova vida, com dignidade. Só fica na rua quem quer, mas não é isso que nós queremos. Estamos dispostos a ajudar essas pessoas a deixarem as ruas, mas elas também precisam se ajudar. A rua não pode ser lar para ninguém”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

 

Outras notícias

Polícia Federal prende homem por agressão à companheira em aldeia indígena de Guaíra

Venezuelanos se reúnem em Cascavel para celebrar prisão de Nicolás Maduro

Homem é baleado em via pública no bairro Jardim Europa, em Foz do Iguaçu

ConstRua Cidadão


E para quem deseja, de fato, mudar de vida, Cascavel oferece muitas oportunidades. Uma deles é o ConstRua Cidadão, que proporciona às pessoas em situação de rua a experiência de iniciação profissional e de oportunidade de geração de renda para construir um projeto de vida fora das ruas. O programa é vinculado à Casa Pop, onde as pessoas permanecem acolhidas e recebem uma bolsa para executar atividades laborais em órgãos e serviços do Município. Somente neste ano, 13 pessoas em situação de rua foram acompanhadas pelo programa.

 

Centro Pop


Serviço especializado oferecido para pessoas em situação de rua, fornecendo alimentação, apoio à higiene pessoal e assistência técnica para acesso à documentação civil, serviços públicos, oportunidades de emprego e busca por familiares ou redes de apoio. Entre outras demandas, a Casa Pop atendeu, de 1º de janeiro de 2023 até 16 de novembro, um total de 1.532 pessoas em situação de rua. 


Em 2023, a nova sede do Centro Pop estabeleceu parcerias para proporcionar ações de capacitação profissional em conjunto com o Sistema S. No mês de junho, uma palestra sobre asseio e higiene pessoal no ambiente de trabalho foi conduzida. Em agosto, um curso de qualificação profissional em corte de cabelo atraiu a participação de 20 pessoas em situação de rua. Neste mesmo mês, um workshop sobre a produção de pães e bolachas contou com a presença de 10 pessoas em situação de rua.

 

Casa Pop


Unidade de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua.

Neste ano, até a data 16 de novembro, a unidade prestou atendimento a 169 pessoas em situação de rua.

 

Albergue Noturno André Luiz


Unidade de acolhimento para pessoas em situação de rua na modalidade Casa de Passagem. De 1º de janeiro de 2023 a 16 de novembro, a unidade prestou atendimento a 1.058 pessoas em situação de rua.

 

Cadastro Único e Programa Bolsa Família


Na base do Cadastro Único de Cascavel estão cadastradas 428 pessoas em situação de rua. Destas, 316 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. 


A inserção da pessoa em situação de rua no Programa Bolsa Família é um importante apoio na construção de um projeto de vida fora das ruas na medida que o benefício torna-se importante para auxiliar com despesas de aluguel de imóvel, alimentação, entre outros.

 

Programa de Inclusão Produtiva


A Secretaria Municipal de Assistência Social oferta o Programa de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho, visando atender indivíduos em situação de vulnerabilidade social e integrá-los ao trabalho formal ou à Economia Solidária. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o programa encaminha participantes para cursos de capacitação em confecção têxtil, empreendedorismo, artesanato, alimentação e eletromecânica.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Tentativa de assalto com tiros é registrada na BR-277

Cidade
Imagem de destaque

BPFRON apreende 175 quilos de maconha após perseguição na BR-163

Cidade

Incêndio atinge residência e mobiliza bombeiros no Três Lagoas em Foz do Iguaçu

Cidade

Gari é morto a tiros enquanto trabalhava na Vila C em Foz do Iguaçu

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Londrina e região

Homem nu em surto psicológico é resgatado após cair próximo à Catedral de Londrina

Cidade
Londrina e região

Justiça mantém júri popular para médico acusado de matar homem em acidente em Londrina

Paraná
Paraná

Ratinho Junior comenta ação militar dos EUA contra o governo Maduro

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.