Durante a infância, é comum que as crianças utilizem chupetas ou mamadeiras como forma de regulação emocional. Mas você já pensou se um adulto aderisse à mesma prática? Nas últimas semanas, uma tendência tem tomado as redes sociais e gerado discussões e polêmica: a chupeta antiestresse para adultos.
A prática ganhou popularidade na China e na Coreia do Sul, e logo viralizou online. De acordo com usuários da tendência, a chupeta funciona como um acessório para aliviar estresse e ansiedade, além de ser uma alternativa para parar de fumar.
A psicóloga Mariana Finco alerta, no entanto, que não há evidências científicas sobre os benefícios do uso da chupeta por adultos. Além disso, o hábito pode causar problemas bucais, como alteração da mordida e danos à articulação da mandíbula.
Mariana explica ainda que a prática pode indicar questões emocionais mais profundas, como a tentativa de reviver o passado para lidar com os desafios do presente, buscando um conforto emocional conhecido. Ela também adverte que utilizar a chupeta como forma de autorregulação emocional pode gerar dependência psicológica e impedir um amadurecimento saudável.