O arquiteto Nildo José, uma das vozes mais originais da arquitetura brasileira contemporânea, estreia seu primeiro projeto em Londrina em parceria com a Plaenge.
Com carreira consolidada em São Paulo, ele agora imprime seu olhar por aqui com o projeto de interiores de Casa’Horizonte, lançamento que marca o reencontro da construtora com o Centro.
Reconhecido no cenário nacional por seu trabalho autoral em mostras como a Casa Cor, Nildo José tem entre suas criações mais célebres a Casa Ñe’é (“Casa da Alma”) e a Casa Olaria, ambas elogiadas pelo equilíbrio entre silêncio, textura e memória.
O ambiente Casa Ne’é LG, inclusive, foi o campeão da terceira edição do Prêmio VEJA SP de Melhor Ambiente Casa Cor.
Ele também foi premiado pela Deca e é um dos 50 talentos reconhecidos pela Casa Vogue. Sua trajetória inspiradora reflete nas inúmeras palestras sobre arquitetura e design em eventos consagrados, como por exemplo na DW Week.
Vazio necessário
Nildo José trabalha com o que chama de “vazio necessário”, criando espaços onde luz, sombra e matéria conversam de forma silenciosa.
“Os vazios são estratégicos para serem preenchidos pelo movimento das pessoas, trazendo vida”, contou ele em um meeting exclusivo para parceiros da Plaenge no mercado imobiliário, realizado recentemente em Londrina.
No mesmo evento, comentou que não costuma aceitar muitos projetos de incorporadoras, justamente porque seu tom é mais intimista.
“A Plaenge me surpreendeu com a proposta de Casa’Horizonte. Achei bonita a ideia de transformar arquitetura em gentileza urbana e me encantei pela possibilidade de mostrar a beleza de dentro para fora.
O respeito pela memória do Centro foi outro ponto que me cativou”, disse.
Em Casa’Horizonte, a brasilidade de Nildo aparece nos materiais naturais, na leveza dos jardins de entrada e na elegância sem excessos que permeia cada ambiente.
“Antes de apresentar um novo projeto, é preciso pedir licença ao lugar, entender o que ele já foi, quem vai habitá-lo e o que pode acontecer dali para frente”, diz.
A curadoria do arquiteto perpassa todo o empreendimento, com escolha cuidadosa de peças assinadas por nomes consagrados e também jovens talentos garimpados entre o que há de mais promissor no design nacional.
Em comum, os ambientes apresentam uma atmosfera de hotelaria de luxo redesenhada com identidade brasileira.
“Queríamos uma arquitetura capaz de arrancar suspiros, criando um espaço para a vida acontecer. No fim, o objetivo é entregar a experiência da felicidade”, resume.
No Centro
Localizado na esquina das ruas Belo Horizonte e Pio XII, no coração de Londrina, Casa’Horizonte conta com apartamentos de 151 m² a 177 m².
Além de Nildo José, o empreendimento tem assinatura de Studio Ronaldo Rezende na arquitetura, Tellini Vontobel no paisagismo e Carlos Fortes na iluminação.