Comportamento

A flor dos muitos significados

28 ago 2017 às 10:19

Uma das plantas mais comuns em jardins e cercas é o Hibisco, recebe outros nomes: Graxa-de-estudante, Hibisco-da-china, Hibisco-tropical, Mimo-de-vênus.

De acordo com as tradições e a cultura de cada país essa flor tem significados e representações bem especiais: amizade, virtude, fertilidade, gentileza, imortalidade, paixão ou amor,

Flor tropical símbolo do Havaí um dos seus países de origem assim como a China e as Ilhas da Polinésia, possui considerável número de espécies naturais ou híbridas desenvolvidas por cultivadores em todo mundo.

As flores vão do avermelhado intenso com ou sem riscos brancos, tons alaranjados, completamente branco ou multicores, com pétalas simples ou dobradas. Apesar de durarem menos de dois dias, os muitos botões ofertados pela planta, mesmo antes de adulta, dão a impressão de estar sempre florida. E olha que o hibisco floresce praticamente o ano todo.

Suporta bem variações de temperaturas, mas é muito sensível às geadas, pede sol pleno, também se adapta à meia sombra e aos invernos suaves. Seu crescimento é bem rápido.

Desenvolve-se melhor em terreno drenado, pede rega constante e controlada. Nesse sentido vale lembrar que para qualquer cultivo devemos tomar bastante cuidado ao regar, se o excesso de água apodrecer as raízes, a falta dela deixa a planta fraca e sua saúde comprometida.

Para maior exuberância das flores uma boa adubação, preferencialmente orgânica, é indispensável e exige certa frequência.

Dependendo da poda escolhida o hibisco desenvolve-se como arbusto, cerca viva ou até mesmo uma arvoreta, multiplica-se por estaquias preparadas no inverno.

Vamos plantar?