A capuchinha (Tropaeolum majus L.) é uma planta da família das Tropeoláceas. Popularmente tem muitos outros nomes, mastruço, chagas, agrião grande do Peru, capuchinho, nastúrcio, sapatinho do diabo, nastúrio, cinco-chagas, capuchinha grande, bico-de papagaio, capuchinho, mastruço-do-peru, flor-de-chagas, agrião-do-méxico, chaguinha, agrião-da-índia.
Natural da região dos Andes foi muito usada como planta ornamental e decorativa, atributos que ajudaram a difusão em várias regiões do mundo. É fácil de cultivar, não requer muitos cuidados e precisa de sol, pode ser cultivada em vasos grandes, de boca larga e onde possa se espalhar. Rasteira e de caule suculento oferece folhas arredondadas em verde-claro, flores com diversos e intensos coloridos com perfume suave. A planta, as flores, os bulbos e os frutos são consumíveis como alimento seja ao natural, em saladas, conservas, cosidos ou refogados.
É uma planta rica em vitamina C, também são atribuídos poderes medicinais, propriedades como antibiótico no tratamento auxiliar de infeções das vias urinárias, nefrite e gripes.
As folhas maceradas são usadas para tratar hematomas.
O consumo não é aconselhável em casos de gastrite, hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, na gestação e na lactação.