A vida me ensinou que chorar alivia, mas sorrir torna tudo mais bonito. É o que diz a sabedoria popular. Acho que todos podemos aprender entre lágrimas e sorrisos. Vou compartilhar um dos momentos mais marcantes da minha história profissional, que vivi uma mistura: chorei por entender que muitas pessoas passam pelo drama desta telespectadora; sorri por saber que estou aqui para ajudar e estou ajudando. Na imagem, as palavras sinceras e descompromissadas de agradecimento.
O que aprendi? Que devemos valorizar toda oportunidade de expor uma palavra amiga. A OMS, Organização Mundial da Saúde, revela que, no mundo, 322 milhões de pessoas sofrem com depressão. 5,8% dos brasileiros fazem parte dessa estatística. Outro problema comum em nosso país é a ansiedade. Somos as pessoas mais ansiosas do mundo. 9,3% passa pelo transtorno. São os dados mais recentes divulgados pela OMS (levantados em 2015, publicados em 2017). A reflexão que proponho é: você é daqueles que diz que depressão e ansiedade são frescura? Os especialistas sabem o que dizem. Cuidado com o que pensa.
Eu gosto de sentir que dá para fazer a diferença no mundo. Se está passando por uma situação difícil procurar auxílio é necessário. Não vacile quando se trata de você! E quanto a quem está feliz da vida... Concorda que podemos ser úteis e empáticos com quem tem fragilidade emocional? Qual é a sua história?