Aos jovens de hoje não saberão talvez do que irei falar, mas isso já foi artigo de desejo nos anos 80 e 90.
Desenvolvido pela Sony em 1979, o aparelho foi o primeiro reprodutor de música portátil do mundo o Walkman hoje completa 40 anos Todos queriam ter o seu, se não fosse da marca inventora qualquer um similar e assim poder levar seu som preferido por onde fosse.
Além de ter AM e FM ele reproduzia fitas cassetes, um formato que revolucionou a indústria da música na época, o dispositivo fez tanto sucesso que o nome Walkman, patenteado pela Sony, acabou se tornando, informalmente, sinônimo de qualquer modelo de toca-fitas portátil disponível no mercado.
O nascimento do Walkman Discman substituiu o Walkman.
E sabe de quem foi essa brilhante ideia? Veio de um dos fundadores da Sony, Masaru Ibuka, a partir de uma necessidade pessoal. Ele queria ouvir música em estéreo com fones de ouvido durante uma viagem de negócios ao exterior. Solicitou então ao seu time de desenvolvimento que criasse uma versão estéreo simples, apenas de reprodução, do gravador portátil da Sony TC-D5, o que viria a ser o protótipo do Walkman. Então em 1º de julho de 1979, era lançado no Japão o Walkman TPS-L2, o primeiro modelo de áudio portátil do mundo. Posteriormente, ele passou a ser vendido em todo o planeta, marcando uma geração inteira e revolucionando o mercado de áudio.
O surgimento do Walkman foi o início da era dos dispositivos pessoais de áudio portáteis, já que permitia que as pessoas ouvissem suas músicas preferidas em qualquer lugar e a qualquer momento. Com o declínio da fita cassete e ascensão do CD, no fim da década de 80, a Sony lançou, em 1988, o Discman D-20 e, em 1992, introduziu o MiniDisc como um novo formato de áudio com o MZ-1 MD-Walkman. Porem com lançamento do iPod da Apple, lançado em 2003 desbancou tudo o que até então era o auge.
Hoje em dia, smartphones já fazem o trabalho destes tocadores com muita qualidade. Aliados a ótimos fones de ouvido e aplicativos de streaming de música, fazem a cabeça dos usuários como o Walkman um dia já fez.