No último texto, comentei que não tinha experiência com gatos. Então, cada dia é um novo aprendizado. Para quem tá acostumado com cães, a diferença é gigantesca.
Os cães vivem em bandos. Descendentes de lobos, pra eles, existe sempre o líder da matilha. Querem agradar e são capazes defender a família com a própria vida. Você pode brigar com o seu cachorro. Na sequência, se você chamá-lo, ele vai atender. Quantas vezes você quiser. Já um gato... ele vai apenas se quiser. Daí serem chamados de independentes.
Algumas curiosidades:
- os cães têm 42 dentes e os gatos, 30
- os gatos têm memória melhor que a dos cães
- enquanto os cães são diurnos, os gatos costumam dormir durante o dia e querem “caçar” durante a noite
- cães podem correr longas distâncias enquanto os gatos são velocistas
- cães são carnívoros, mas podem sobreviver com outros alimentos. Já os gatos, não vivem sem carne (na ração também conta)
- cães podem ficar semanas sem comida (há relatos até de quase 3 meses). O jejum nos gatos pode afetar seriamente o fígado (especialistas dizem que a partir de 48 horas).
Quer se divertir um pouco com as diferenças? O artista russo Bird Born fez ilustrações muito bacanas. Confere aí:
1. Recepção. Enquanto o seu cão vem te receber na porta de casa, na maior alegria, o gato te ignora. Tipo, “você tinha saído?”.
2. Comida. Dê um osso e seu cão ficará imensamente feliz. Já os gatos têm o paladar extremamente seletivo. Podem recusar carne e até peixe!
3. Dedicação. O cão te considera como o líder da matilha, o amo. Para o gato, ele é o seu amo!
4. Bagunça. O cão apronta um monte e depois te olha com cara de coitado. Você até acredita que foi sem querer. O gato apronta na tua frente e te olha como se dissesse “ e aí?”.
5. Hora do sono. O cão dorme no chão e se sente privilegiado. O gato toma posse da cama e é como se te fizesse o favor de liberar um espaço lá.