Eu nunca tinha tido gatos antes. Só quando era criança, tinha um que nos visitava quase que diariamente para tomar o resto da mamadeira do meu irmão. Turista, então não conta.
Até que o Pet apareceu na nossa vida. Ele nos escolheu há cerca de um ano. Eu estava trabalhando e o meu marido foi levar o Max e o Billy ao veterinário. Na volta, lá estava o felino na área da churrasqueira. Nem se importou com os cães. Era como se já considerasse como seu território também.
De cara, claro, os cães não gostaram da ideia. Principalmente, o Max. Tivemos que deixar o portãozinho que leva à churrasqueira fechado. Achávamos que o gato iria embora durante a noite. Não foi. Mais um dia de prazo... ficou.
Tentei deixá-lo dentro de casa. Colocamos um portãozinho na porta da cozinha. Primeiro, passava por debaixo da grade. Fechei com panos. Rapidinho aprendeu a pular. Aí já era.
O problema é que ele queria morar aqui, mas também queria dar umas voltinhas. Colocamos então, uma tela no portão. Mas aí o *MacGyver achava uma brecha e escapava. Depois, aprendeu a escalar a tela. Chegava a quase ficar preso entre as grades, mas o danado fugia. Ficava zanzando pela rua a noite toda e voltava de manhã para dormir em casa. Detalhe importante: ele já tinha sido castrado.
Só resolveu quando colocamos uma chapa no portão. Aí ele não conseguia mais escalar. Às vezes, o nosso MacGyver ainda fica olhando e analisando... como se buscasse uma rota de fuga.
Depois, ele descobriu o muro dos fundos. No início, a cerca elétrica era um obstáculo. Aí ele aprendeu a passar entre os vãos e também a saltar. E lá vamos nós fazer um novo bloqueio. Juntamos o resto da tela, umas hastes da cerca elétrica e fechamos. Não ficou bonito, mas resolveu. Por um tempo.
O bicho é tão terrível que deu um jeito de saltar por cima da tela. Do muro para a barra de ferro do portão e para o telhado do vizinho. Ficava lá tomando sol ou passeando entre os telhados.
Além do receio que escapasse por aí, eu não aceitava ser vencida por um gato! Eis que agora tem um lindo cabo de vassoura junto ao ferro do portão. Horrível. Mas, por enquanto, eu tô vencendo o MacGyver. Ok, ele ainda teima em ficar em cima do carro. Mas isso eu relevo.
A Miss Blue, em compensação, é uma lady. Até hoje, não salta o portãozinho da cozinha. Ou passa por baixo ou sai se estiver aberto. Nunca tentou escalar o portão. No máximo, vai tomar sol no jardim ou junto à cisterna.