Combater fome e desnutrição é bem mais fácil do que pode parecer.
Quando resolvemos plantar é interessante pesquisar e conhecer as qualidades e possibilidades de cada espécie, isso facilita nossas escolhas. Algumas plantas são tão completas e necessárias que seu cultivo deveria ser mais incentivado e praticado entre nós.
Você conhece uma planta chamada Moringa? Ela é originária da Ásia e da África. Torna-se uma árvore capaz de atingir 12 metros de altura num curto espaço de tempo, chega a crescer até 4 metros em um ano.
Das 14 espécies conhecidas, duas são as mais cultivadas, a Moringa oleifera, nativa do Himalaia, e a Moringa stenotepala, nativa da África, ambas conhecidas e utilizadas há mais de 4 mil anos como alimento e erva medicinal.
A Moringa tem sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana. É muito rica em betacaroteno(antioxidante) e em proteínas. A sua composição apresenta aminoácidos essenciais (que precisamos ingerir já que o corpo humano não é capaz de produzir).
Da Moringa, as folhas, as raízes e as vagens (com sementes) podem ser consumidas de diversas maneira em saladas, sopas, refogados, suco “in natura” ou transformada em farinha. Só por suas características nutricionais a Moringa já mereceria ser cultivada em qualquer quintal. Além de ser ornamental, sua copa é verde clara, dá flores delicadas que alimentam abelhas.
No Brasil alguns agricultores principalmente em Maringá no Paraná, cultivam a planta em larga escala, visando produção de rações, adubos, sabão, óleo (similar ao azeite de olivas), biodiesel e produtos para a indústria cosmética.
Na indústria se aproveita a planta inteira, as folhas, as sementes, o caule, o tronco e as raízes, nada se perde.
Por suas características antivirais, antibióticas e antibacterianas, o pó das sementes de moringa é usado para tratamento de água, atraindo a argila, sedimentos e bactérias para o fundo do recipiente e deixando a água limpa, clara e potável, numa função de filtragem purificadora.
Seja como alimento para enfrentar a desnutrição, no tratamento alternativo e acessível de água, no combate de várias doenças, entre elas a leishmaniose, problemas estomacais, a Moringa é uma planta fácil de cultivar, que vem rápido, embeleza e purifica o ambiente. Fica o convite que sempre gosto de fazer, vamos plantar, vamos cultivar mais.