Cascavel vai presenciar, neste sábado (25), o surgimento de um novo fenômeno no boxe. O jovem pugilista Yurik ‘Touro’ fará o seu primeiro combate no ringue. Ele vai enfrentar Wesley ‘Cabeludo’, pugilista de São Paulo, às 19 horas, na Academia de Boxe do Centro Esportivo Ciro Nardi, em Cascavel. A luta da categoria Meio-Pesado, terá cinco rounds. Esta será o primeiro combate do lutador, que treina boxe com o Mestre Rubens San Perruchon há um ano e meio.
Nos últimos dias, Yurik intensificou a preparação para a luta. “Conforme o dia da luta foi se aproximando, passamos a treinar mais duro, intensificamos as ‘luvas’ (treino no ringue com os demais pugilistas) e fizemos mais escola”, sintetizou ele.
Yurik ‘Touro’ buscou algumas informações sobre seu oponente. Mas não estipulou nenhuma ‘surpresa’ para a luta. Segundo ele, irá subir no ringue e colocar em prática o que foi trabalhado com o Mestre San. “Treinamos muito a velocidade e a técnica. A única estratégia que vou usar é o corpo a corpo, pois meu adversário é mais alto do que eu”, enfatizou.
Pelas declarações do jovem pugilista, o boxe é mesmo o esporte que escolheu para si. Yurik disse não temer esse primeiro combate. “Medo de lutar eu não tenho. Eu tenho um pouco de nervosismo. Fico nervoso pois sei que trabalhamos muito para essa luta e não quero decepcionar os meus pais nem o meu treinador”, disse.
Yurik sabe as dificuldades que o boxe atravessa pela falta de incentivo. Para realizar essa primeira luta, os familiares e amigos se mobilizaram para organizar uma rifa de um aparelho de telefone celular para cobrir os custos. Mesmo assim, ele vislumbra um futuro no esporte. “Nenhuma outra arte marcial me despertou tanto interesse e amor como o boxe”, disse.
Rubens San rasga elogios ao pupilo. Segundo ele, Yurik Touro foi um dos melhores jovens pugilistas que passou pelas suas mãos. É obstinado, dedicado e tem o foco nos treinamentos. “O Yurik, de todos os que passaram por aqui na categoria Cadete, é o melhor. Tem boa velocidade e, pra mim, é um dos melhores pugilistas de Cascavel. O boxe é decidido no ringue, mas ele tem uma saúde boa e não tem vícios. Tudo isso vai ajudar no bom desempenho nesta primeira luta”, elogiou o treinador.