Esportes

Atleta de Cascavel promove ações para participar das Surdolimpíadas

22 nov 2019 às 09:29

O surdoatleta de Cascavel Antônio Luiz Souta irá integrar a Seleção Brasileira de Xadrez nas Surdolimpíadas de Inverno, o ‘2019 Winter Deaflympics’. A competição será realizada em Valtellina-Valchiavenna, na Itália, nos dias 12 a 21 de dezembro. Além dele, o Brasil contará com a presença de Richard Bylaardt, que também é enxadrista, Miguel Blajchman, que competirá no snowboard, e René, no Esqui Alpino. O detalhe é que o xadrez foi inserido pela primeira vez na competição. Isso significa que o surdoatleta de Cascavel pode brilhar em solo italiano.

Entretanto, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) não dispõe de recursos financeiros suficientes para custear a participação de Antônio no evento, uma vez que a mesma não está inserida no Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e nem no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Justamente por isso, a entidade não recebe financiamento governamental regular no Brasil. 

Mas Antônio quer estar nas Surdolimpíadas de Inverno na Itália. Por isso, está buscando o apoio financeiro para subsidiar as despesas necessárias. Segundo ele, é preciso um valor de quase 9 mil reais para a hospedagem com pensão completa, pagamento da inscrição e do kit do uniforme, além do transporte aéreo. Para isso, Antônio promoveu uma vaquinha online. Com ela, ele arrecadou quase 6 mil. A vaquinha já foi concluída, mas Antônio ainda recebe doações. Para concluir o valor necessário, ele contou com a ajuda de familiares e amigos e promoveu uma rifa, que será sorteada neste sábado (23), no Restaurante e Tapiocaria da Laura. “O espaço nos foi cedido gratuitamente”, disse ele. 

Além disso, também neste sábado (23), será realizado o ‘Café do Tonho’ com ingresso no valor de R$ 20. O que for arrecadado com este café também será revertido para a viagem do surdoatleta. “Pedimos para que você, com sua família e amigos, venha participar conosco, para prestigiar e ajudar esse nosso amigo a representar o Brasil. Agradecemos a todos que colaboraram de alguma forma!”, disse ele.